Cajazeiras: hegemonia política em disputa
A disputa governamental da Paraíba, em Cajazeiras, ganha contornos particularíssimos com olhos postos em 2016.
Explico: os dois candidatos com maiores chances de eleição, Cássio (PSDB) e Ricardo (PSB), têm a lhes apoiar neste município, líderes políticos com todo interesse na disputa municipal daqui há dois anos. Aliás, é também por ela que trabalham nesta eleição!
Cássio conta com os deputados Antônio Vituriano e José Aldemir, além do empresário Deca. Ricardo conta com a prefeita Denise Albuquerque e o ex-prefeito e Secretário de Estado Carlos Antônio. Politicamente falando, numa eleição de Cássio, Vitu e Zé ganham força para 2016. Deca, por seu turno, será Senador da República com 4 anos de mandato pela frente tendo, claro, influência no pleito municipal vindouro. Este o quadro número 1.
Na outra hipótese, quadro 2, numa reeleição de Ricardo, Denise e Carlos estarão devidamente calçados para manter o poder municipal que já detém, e continuarão com a marca de serem os líderes de maior prestígio eleitoral em Cajazeiras.
Mas tudo, repito, dependerá da eleição de governador. Numa cidade em que quase todos os cargos de confiança do Governo do Estado são nomeados com a indicação direta das lideranças municipais, eleger o chefe do executivo estadual é dar um bom salto à frente dos demais concorrentes ao executivo municipal em 2016.
Daí porque tanto os deputados cassistas, que também trabalham por suas reeleições ao parlamento, quanto os líderes apoiadores ricardistas, empenham-se na cata aos votos. É deles, afinal, que necessitam para ajudar na eleição de seus governadores e, consequentemente, na eleição deles próprios ou de quem forem apoiar para Prefeito de Cajazeiras daqui há dois anos.
É bem verdade que na conjuntura de 2016 a perspectiva é de que o deputado José Aldemir volte a se compor com o grupo situacionista cajazeirense de quem distanciou-se agora na disputa governamental, aliando-se ao adversário número 1 do grupo de Denise e Carlos., Vituriano de Abreu.
Entretanto, como política é arte de muito dinamismo e alta volatilidade, melhor mesmo é aguardar o resultado das urnas de 2014 em Cajazeiras para, então, iniciar as conjecturas para a disputa municipal de 2016.
Por enquanto é cada um por si e pé na tábua!
S O L T A S
*“A política da Paraíba virou um balcão de negócios”. (Nonato Bandeira -setembro/2014).
*“Estão fazendo da política um balcão de negócios na Paraíba, como se isso fosse natural”. (Ricardo Coutinho – julho/2014).
*Nonato e Ricardo, como se vê, continuam com pontos de vista muito próximos!
*“Cajazeiras tem todos os motivos para agradecer ao governador Ricardo Coutinho: estrada do amor, escola técnica, UPA, Casa da Cidadania, teatro Ica, estádio Perpetão…, ”. (eleitor cajazeirense de Vital Filho – PMDB)
*Domingo tem Trem das Onze – democracia no verbo e na prática!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário