header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

Boqueirão de Piranhas

21/10/2009 às 23h13

Por Francisco Inacio

src=http://3.bp.blogspot.com/_etksO3oNJv8/ScDiudlruwI/AAAAAAAAAyc/8BPjbNS1LhI/s400/Barragem%2520Piranhas.jpgUma nova etapa de debates e denúncias deve começar em breve a respeito da poluição do Rio Piranhas, para se ter uma idéia, toda rede de esgoto da cidade de São José de Piranhas é lançada no Rio Piranhas, vetor principal de ligação entre o Rio e o açude de Boqueirão. A população de São José de Piranhas é de aproximadamente de 10 mil habitantes na área urbana, e vêm lançando os detritos em afluentes do Rio Piranhas, fato que vem preocupando ambientalista da região do alto e baixo piranhas.

Fazendo um relato melhor do fato, para o melhor entendimento do leitor, toda rede de esgoto da cidade de São José de Piranhas é lançada nos riachos: Dona Dom e barraginha, vetor direto de ligação ao Rio Piranhas, que direciona todos os detritos, entre eles, esgotos hospitales, comerciais e residenciais. Outro fato que preocupa muito, aproximadamente 85 % dos vasos sanitários são ligados diretamente na rede esgoto.

No período de seca e com a suspensão da épuca chuvosa, o volume de detritos produzido na cidade de São José de Piranhas, seguem pelos riachos Dona Dom Dom e Barraginha, e a essa altura, através do riacho da barraginha, já atinge as água do Açude de boqueirão. No período chuvoso, quando os riachos Dona Dom dom e Barraginha estão em correnteza, os detritos dos esgotos vão direto ao Rio Piranhas, e atinge através do Rio Piranhas a água do açude de Boqueirão.

Alguns anos atrás, como a população piranhense era muita pequena, o volume de detridos da rede de esgoto era também pequeno, no período de seca, a água dos esgotos não atingia diretamente o açude de Boqueirão, como a população de São José de Piranhas aumentou, hoje, uma grande parte dos detritos gerados em nossas residências e nos estabelecimentos comerciais são lançados sem piedade nas águas do açude de boqueirão, mesmo no período de seca. Só para lembrar, o açude de Boqueirão está localizado no município de Cajazeiras, onde fica a sua parede, mais a maior parte abrange o município de São José de Piranhas. Este açude abastece os municípios de Cajazeiras, Marizopolis e Sousa e os distritos adjacentes. A contaminação deste açude prejudicará mais de 190 mil pessoas.

Atualmente, o açude deve ter um pequeno índice de contaminação, mas com o passar do tempo, tende a ser totalmente contaminado, fato que hoje é ignorado pelos nossos representantes políticos. Com o passar dos anos, a população piranhense aumenta e a produção de detritos tende aumentar a contaminação do rio e no açude de boqueirão. Vale ressaltar, que as populações das cidades de Sousa, Cajazeiras, Marizopolis e os distritos adjacentes, estão consumindo água tratada pelo Cagepa, sem muito risco de contaminação, quando aos ribeirinhas e pessoas que retiram a água direto do açude para consumir, não se tem maior certeza de estarem bebendo a água pura.

Como professor e também radialista, e realizando um trabalho em favor do povo e do meio ambiente, dada a nossa formação universitária, estou muito preocupado e irei iniciar uma etapa de pesquisas e denúncias para agilizar uma rápida providência de nossas autoridades, no sentido de salvar o nosso grande reservatório de água.

Em Outubro de 2008, enviei E-mail para diversas autoridades. Deputados estaduais: José Aldemir, Fabiano Lucena e Jeová Vieira; Deputados Federais: Wellington Roberto e Efraim Filho. Senador Cícero Lucena e o vice-governador José Lacerda Neto. Para a minha surpresa, apenas o Deputado Federal Efraim Filho respondeu ao E-mail se colocando a disposição. Ao que parece, as autoridades representativas do nosso povo não estão preocupadas com este assunto de tão grande importância. Está em jogo, um grande volume de água, o açude de Boqueirão, que fornece água a mais de 190 mil habitantes. Vale também lembrar que açude de Boqueirão vai receber as águas do velho Chico, se for concretizado o projeto da transposição.

Em 2008 quando era professor de ciências da Escola Nossa Senhora da Conceição, proferi uma palestra sobre a poluição do Rio Piranhas e as suas consequncias para o futuro, veja o entendimento de vários alunos sobre o tema:

S.O.S Rio Piranhas
“A população de São José de Piranhas e da região poderá ser atingida com um grande mal em breve. As pessoas jogam bastante lixo as margens do riacho de Dona Dom dom e riacho da Cagepa que se ligam ao Rio Piranhas, não se conscientizarem deste mal que poderá ser atingir a se mesmo. A população de Cajazeiras e outras cidades vizinhas consume água do açude de boqueirão, essas pessoas não fazem idéias de que essas águas podem ser poluídas em futuro breve. Em são José de Piranhas, o ginásio poli-esportivo Cícero Lucena fica a menos de 100 metros do Riacho da Cagepa, tem residências a menos de 30 metros, entre elas, o lar dos idosos que fica a uma distância de aproximadamente 40 metros do Riacho. Temos que bater sempre nesta tecla e solicitar dos nossos representantes que são: Wellington Roberto, Efrain Filho, Cícero Lucena, José Aldemir, Fabiano Lucena, Jeová Vieira Campos e o vice-governador José Lacerda Neto. Cidadãos como nós, que apesar da pouca idade estamos preocupados com o problema. Texto escrito pelas alunas: Giselly, Ângela, Anabelly, Brenda e Paloma da Escola Nossa Senhora da Conceição".

Rio Piranhas
"Os esgotos da cidade de São José de Piranhas caem no Riacho de Dona Dom dom e riacho da Barraginha (Cagepa) que passa depois para o Rio Piranhas, atingindo o açude de Boqueirão que poderá em breve provocar diversas doenças na população que se abastece das águas desse açude, como Cajazeiras, Sousa e os ribeirinhas. Existem vários estabelecimentos próximos do Riacho da Cagepa, riacho que está bastante poluído, comprovado pelo mal cheira que apresenta. Podemos citar o lar dos idosos que fica a menos de 40 metros, o Ginásio esportivo Cícero Lucena e muitas residências. Como a população Urbana da cidade de São José de Piranhas aumenta a cada dia, aumenta também o problema, apelamos para os representantes do nosso município, como prefeito e vereadores alem dos representantes na Assembléia Legislativa, Congresso Nacional e Câmara dos Deputados, que são: Wellington Roberto, Efrain Filho, Cícero Lucena, José Aldemir, Fabiano Lucena, Jeová Vieira Campos e o vice-governador José Lacerda Neto. Nos fazemos uma visita como Professor Pita as margens do Riacho da Barraginha, e constatamos o problema de perto. Trabalho produzido por: Emmilly, Cíntia, Vitória, Ana Beatriz e Vanessa".

Poluição
"Em são José de Piranhas um problema sério para o meio ambiente, esgotos a céu aberto e caindo dentro do Rio Piranhas. Podemos observar que a rede de esgoto é lançada no riacho da Barraginha (riacho da Cagepa), e depois lançada dentro do Rio Piranhas, vetor direto para o açude de Boqueirão. Se não cuidar logo vai poluir toda a água do açude de Boqueirão. Essa rede de esgoto poderá causar muitas doenças a população que residam às margens do riacho da Barraginha. A Prefeitura municipal de São José de Piranhas tem de agir para que um mal maior não ocorra. Além dos esgotos domésticos, existe também a poluição do Matadouro Publica, hospital, policlínica e outras casas de saúde de nosso município, com sua rede de esgoto lançada dentro do Rio. Outro grande problema ambiental em nosso município é a aplicação do mata-mato, muito usado pelos nossos agricultores, precisa-se de um trabalho de conscientização ambiental e orientação a esses agricultores para diminuir ou deixar de usar. Trabalho escrito por Zildomar, Mariana, Adriano, Thais e Aline"

O Rio Piranhas pede socorro
"Hoje com o crescimento da população piranhense, o grande número de esgoto também aumentou e está sendo lançado nas águas do Rio Piranhas vetor direto ao açude de Boqueirão". No local que fomos observar as margens do Riacho da Barraginha, dá para notar várias negligências em que o governo deve logo agir. Esgoto a céu aberto com a distância aproximadamente de 25 metros da população que poderá ser atingida com várias doenças. A Cooperativa do leite fica entre 30 a 35 metros da margem do Riacho poluído. Além disso, outros estabelecimentos também estão próximos do riacho, como o lar dos idosos e o Ginásio de esportes Cícero Lucena. Trabalho escrito por: Ricardo, Tarcisio, Manoel, Breno, Guilherme e Andersom".

Precisamos agilizar uma grande movimentação em toda região e entender que o problema é sério, a construção de uma lagoa de estabilização no encontro dos riachos: dona Dom Dom e barraginha, evitará que a poluição se prolifere e contamine o açude Boqueirão. Apos a publicação desta matéria na Internet, irei enviar e-mail para varias representantes políticos e cobrar uma resposta urgente, além tentar contato direto com quem encontrar pessoalmente, o caso é sério, e precisa de muita dedicação de todos. Direciono-me, aos meus companheiros de imprensa falada e escrita, principalmente os de Cajazeiras e Sousa, use o seu meio de comunicação para evitar que um grande volume de água como o açude de Boqueirão, seja contaminado em um futuro breve.

Finalizo esta matéria lembrando que estou apenas começando, escreva para o nosso E-mail [email protected] e formalizando também a sua opinião. Muito obrigado.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: