Barragem da Boa Vista está de encher os olhos
Por José Antonio
Os vários vídeos que veem circulando pelas redes sociais e do próprio Ministério da Integração Nacional mostrando as águas do Velho Chico sendo represadas pela Barragem da Boa Vista, que é a maior de todas do Eixo Norte, e tem capacidade de armazenar mais de 350 milhões de metros cúbicos de água, está sendo a maior atração turística de toda a nossa região. É uma beleza!
Quando estiver com seu volume máximo, deverá atingir 16,7 km² e suas águas vão derivar para a Barragem da Caiçara, via túnel de quatro quilômetros, cuja comporta ao ser aberta vai permitir que o Açude Engenheiro Avidos comesse a encher e daí cairá no leito do Rio Piranhas, que por sua vez vai encher o Açude de São Gonçalo e em seguida vai rumar para as terras potiguares.
O presidente Bolsonaro esteve recentemente visitando estas obras, quando também assinou uma Ordem de Serviços, para que da Barragem da Caiçara seja feito um grande canal e as águas do São Francisco também vão chegar à região do Apodi. Passei recentemente, pela BR 405, próximo da cidade de Major Sales (RN), onde já está sendo instalado o canteiro para realização desta obra, que atinge um volume de recursos na ordem de um bilhão de reais.
Será que o sertão vai virar mar? Como seria bom ver todas estas obras concluídas e estes canais de concreto cheios de água, como se fossem as veias de um corpo ressequido que necessitasse deste precioso líquido. Só quem já viveu as intempéries do semiárido é que pode avaliar o valor que a água tem para matar a sede do povo, dos animais e ao invés da sequidão, os campos todos verdes e floridos.
Outra excelente notícia: o Rio Piranhas será todo limpo, isto pela primeira vez e vai permitir que as águas que nele vão circular terá uma qualidade bem melhor. Acredito que o Ministério deverá fazer uma ampla divulgação entre os ribeirinhos para que o preserve e não fiquem jogando tudo o que é de entulho e animais mortos em seu leito. Por outro lado o Ministro Marinho esteve recentemente olhando o andamento das obras de restauração e conserto da parede do Açude Engenheiro Avidos, que deverão ficar prontas até meados de junho, mas mesmo sem a sua conclusão já poderá receber as águas da transposição.
Um fato que tem chamado à atenção é o da valorização das terras que ficam às margens do Rio Piranhas, tem noticias nos bastidores que uma tarefa de terra estaria sendo vendida acima de cinquenta mil reais.
Ao ser perenizado, o Piranhas, vai proporcionar o que o governador José Maranhão sempre afirmava ao ver a construção do aeroporto de Cajazeiras: “vou mandar fazer uma pista de primeira para que no futuro os aviões de grande porte cheguem aqui para levar as frutas que serão produzidas com a chegada das águas do São Francisco”. Zé tem razão e visão!
Nestes dias Cajazeiras vai ter em suas torneiras as águas benditas do São Francisco. Já pensou num negócio deste? Parece até um sonho.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário