As pesquisas de Cajazeiras
Tenho uma pequena empresa de pesquisas eleitorais há 20 anos, aproximadamente, e falo de cátedra, neste tema. Por isso, posso afirmar: não existem pesquisas mentirosas ou errôneas. O que existe são pesquisas criminosas, o que é bem diferente.
As técnicas de coletas de dados e as estatísticas, quando utilizadas corretamente, não permitem pesquisa errada, mentirosa. Agora, se delas se utilizam tendenciosamente, o que se obterá é uma pesquisa tendenciosa e que não reflete a opinião média de um eleitorado. Além desse crime, existe a manipulação dos dados, pura e simples, sempre acompanhada de recompensas financeiras, perpetrada por quem deveria estar na cadeira, onde é lugar de bandido.
Felizmente as “pesquisas erradas” tipo Ibope e Mídia XXI, na Paraíba, já são devidamente conhecidas e desmerecidas pelo povo. Daí que posso afirmar, sem medo de errar, que quem desmerece todas as pesquisas está com a campanha perdida. Tão perdida que não contrata um instituto de pesquisa para apurar “suas verdade” e publicá-la para dar ciência ao povo!
Dito isto, reporto-me agora às duas pesquisas Ipespe/Jornal da Paraíba, em Cajazeiras, realizadas dias 2 e 26 últimos, e que mostram não só o candidato Carlos Antônio na frente, como sua ascenção da 1ª. Para a 2ª., e a queda do atual prefeito Carlos Rafael, candidato à reeleição.
Da 1ª. para a 2ª. pesquisa Ipespe/Jornal da Paraíba, Carlos Antônio cresceu 1%, estando agora com 49% das intenções de votos. Já o candidato Carlos Rafael caiu 2%, estando agora com 35% das intenções de votos. Carlos Gildemar, candidato do PSOL, cresceu 2%, estando agora com 3% de intenções de votos. Os indecisos caíram 2%, estando agora na casa dos 7%, e os brancos e nulos cresceram 2%, estando em 6% atualmente.
Em resumo, a diferença de Carlos Antônio para Carlos Rafael, agora, é de 14%. Ora, se não acontecer fato novo e de forte impacto emocional na população, não há dúvidas: Carlos Antônio é o franco favorito nessa disputa.
Aliás, quem diz isso não sou eu, são os números e o sociólogo e analista político Luiz Ernani, proprietário da Empresa de Pesquisas Ipespe.
No dia 2 de setembro, quando da divulgação pelo Jornal da Paraíba da 1ª. pesquisa, ele afirmou: “Dr. Carlos pode se considerar virtualmente eleito.” Agora, dia 26, quando a publicação da 2ª. pesquisa, ele afirmou: “Somente um cataclismo impedirá o retorno do ex-prefeito Dr. Carlos à prefeitura de Cajazeiras.”
Não fui eu quem disse, mas assino embaixo!
S O L T A S
*A pesquisa do Gazeta, tão contestada, confirma os números do Ipespe. Ou seja: é caixão e vela preta!
*Dizem que o deputado Vituriano já estaria agendando uma entrevista coletiva com a imprensa de Cajazeiras para as famosas “explicações!”
*É como diz o ditado: “quem perde é quem conta!”
*O ano de 2013 será de muitos sacrifícios administrativos na Prefeitura de Cajazeiras. Podem esperar!
*Domingo tem Trem das Onze!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário