As drogas e os debates na região
Por Francisco Inacio
Recentemente, aconteceu na Câmara Municipal de Cajazeiras um grande debate. Tema: o combate às drogas, observamos neste encontro a presença de diversos seguimentos da sociedade. Após explanações dos participantes apresentando idéias e algumas dificuldades para agir, principalmente as autoridades que vão bater de frente com os traficantes, concluímos que mesmo assim, todos têm boa vontade e disposição para enfrentar às feras das drogas, tem tudo para dar certo. Só precisa pôr em pratica as ações discutidas.
Após pensar bem, lembrei de outros debates que aconteceu no mesmo local, com quase todas as mesmas autoridades. Pelo menos os mesmos grupos representativos da sociedade e alguns políticos. Vou dar um exemplo, quando debateram sobre a organização do transito em Cajazeiras na épuca do acidente que vitimou a jovem Jandira Lordão, de lá para cá aconteceu a construção de uma rotatória próximo do local do acidente e outras mínimas providências de organização do transito em Cajazeiras.
Pergunta-se, ainda há pessoas embriagadas conduzindo veículos no final de semana em Cajazeiras e na região? Será que tem alguma pessoa importante presa ou punida por que estava embriagada ao volante? As leis os defendem através de seus advogados, as autoridades policiais fiscalizam pessoas grandes embriagados ao volante? e a lei SECA será que funciona na nossa região? Ouvimos só falar, falar e falar. Precisamos destes momentos de debates, mas também de ações concretas e organizadas de combate as drogas para evitar que o mal se prolifere com a maior rapidez. Os traficantes de Cajazeiras e da região ao que parece estão se organizando, mas é um grupo pequeno em relação às autoridades policiais de nossa região.
Ai vem a celebre pergunta. Será que a roda grande vai passar dentro da pequena? Será que entre os traficantes de nossa região há pessoas importantes, tipo políticos, autoridades, altos comerciantes e sues filhos, estou apenas perguntando, perguntar sem nenhuma maldade não ofende. A nossa intenção como colunista é apenas alertar.
A minha maior preocupação é só aparecer ações concretas, quando acontecer grandes tragédias. A população cobra, ação, ação e depois ação novamente.
Tenho três exemplos interessantes, a construção do sistema rotatória ou contorno na entrada de Sousa a Cajazeiras, só aconteceu depois de um grave acidente que vitimou fatalmente um funcionário do Banco de Brasil de São Jose de Piranhas, a construção de um quebra mola ou lombada redutora de velocidade no sitio Cocos no município de Cajazeiras só aconteceu apos um acidente que quase vitimou uma pessoa, o outro redutor de velocidade da PB 400, localizado no sitio Contendas no município de São José de Piranhas, só foi construído após um acidente que vitimou fatalmente uma criança. Esperamos que não espere aconteceu uma grande tragédia devido ao uso de drogas para que seja tomada as providencias, a sociedade em sua maioria está esperançosa que algo de bom venha a acontecer, sem a necessidade de tragédia vitimando pessoas de bem da nossa sociedade.
Falando um pouco sobre drogas, O principal efeito e motivação provocada pelo uso da cocaína nas doses habitualmente empregadas acontece euforia, o estado de bem estar, elevação do humor e aumento da auto-estima. Os tímidos tornam-se mais sociáveis e aumentam a vontade de falar, ainda que o diálogo seja vazio. É muito difícil uma pessoa conseguir de forma intensa, todas essas sensações pelas próprias forças. Por outro lado, é um tanto suspeita a vontade de obtê-las. Hoje em dia qualquer pessoa que conheça em teoria os efeitos da cocaína, conhece também seus malefícios e quem quer que seja, nunca vai aceitar que um dos seus familiares use. E se usar, provavelmente está passando por alguma fase ou experiência ruim, comprando a sua própria morte.
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifique suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. A Exemplo a cafeína do café, a nicotina presente no tabaco e o THC tetrahidrocanabiol da maconha.
As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
As drogas estão classificadas em três categorias: As estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal através de um supositório.
Principal efeito e a motivação provocada pelo uso da cocaína nas doses habitualmente empregadas são as euforias, o estado de bem estar, elevação do humor e aumento da auto-estima. Os tímidos tornam-se mais sociáveis e aumentam a vontade de falar, ainda que o diálogo seja vazio. É muito difícil uma pessoa conseguir de forma intensa, todas essas sensações pelas próprias forças. Por outro lado, o seu efeito acaba no organismo acaba rápido o que faz usar novamente. Dado a grande frequência de uso o sujeito se torna viciado rapidamente comprando sua sentencia para outro oriente na maior rapidez, o uso excessivo da cocaína produz mais tarde uma sensação de angustia e arrependimento, podendo levar o viciado que muitas vezes era bem conceituado dentro da sociedade ao sucidio.
No livro AS DROGAS E O COMINHO SEM VOLTA que está em fase de conclusão e previsão de lançamento em 2010, escrito por Francisco Inácio de Lima, professor PITA, traz uma serie de informações sobre as causas e conseguências das drogas no nosso organismo. O livro mostra o que acontece com usuários de maconha, cocaína, crack, tranquilizantes, bebidas alcoólicas e o tabaco (cigarros). Este trabalho esta em fase de conclusão e é o resultado de uma longa pesquisa em diversas fontes.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário