A rotina de um estudante
Amanhece o dia. Todas as manhãs aquele jovem levanta-se, toma o café com alguns ingredientes, despede-se de seus pais e sai a caminho da escola. Os seus braços conduzem livros cadernos os quais têm grande significado, pois entre as páginas dos mesmos estão desenhadas através das palavras o conhecimento, ou seja, a luz que iluminará os rumos da transformação da verdadeira essência do ser humano.
O jovem chega à escola, parece ser tão simples este ritual, na verdade, dia após dia o acúmulo do saber favorece uma formação indispensável na escada da vida, o vislumbrar de novos horizontes, cortinas desfeitas, janelas que se abrem. Anos e anos vão se passando e o estudante que começara ainda criança, hoje um adolescente, não desanimou diante das dificuldades sejam elas, familiar ou ligada à assimilação das informações nas aulas. Forte como um rochedo nas grandes tempestades, entusiasmado na luta a fim de conquistar a maior riqueza: o saber. Ele é ciente de que a vida é uma grande batalha e só é vencedor aquele que enfrenta os desafios.
Em meio a esta trajetória, aquele jovem lança o seu olhar de esperança para todos os outros e deixa a sua alma falar fortalecendo os que estão enfraquecidos, “só vence quem tem perseverança, garra”, o período de ocupar cadeiras escolares constitui o tempo mais precioso, é o futuro que virá certamente resultante dos sacrifícios coroados de êxitos e de vitórias. Meu caro amigo estudante, aproveite cada minuto desta etapa da vida, faça das aulas degraus que o ajudarão na subida da escada da vida e assim, ao chegar no último degrau sentir-se-á preparado para enfrentar uma nova realidade de forma consciente pautada nos caminhos da sabedoria.
É bom refletir que o processo de aprendizagem não se resume apenas na assimilação do conhecimento científico de cada disciplina, mas também uma preparação que vai além do mundo do trabalho, enfim, o desenvolvimento da capacidade de buscar soluções para conviver na sociedade, se identificando como um ser social político e acima de tudo, transformador. E aquele menino que saía todas as manhãs em direção à escola, hoje, é um homem atuante na sociedade, digamos que é um símbolo do progresso intelectual, humano e social suas atitudes os fazem crescer e ajudar aos outros.
Este estudante é uma personagem representativa de uma grande massa jovens que buscam novos caminhos através do ato de estudar a fim de aprender algo construtivo. No entanto, é preciso muito empenho, dedicação e vontade para que o tempo de “estudante”, ou seja, as horas ocupando as cadeiras escolares sejam bastante aproveitadas na preparação para as grandes edificações. Caros jovens! Não enveredem por outros caminhos que ao invés de libertá-los; provocam-lhes massacres, sofrimentos e desconstrução de futuros que poderiam ser brilhantes. Enfrente as curvas da vida, elas nos fazem avistar novas paisagens, estímulos surgirão para refazer os objetivos. Afinal “é preciso ter força é preciso ter garra” assim diz o poeta.
Professora Maria do Carmo de Santana
Cajazeiras, 11 de agosto de 2015
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário