VÍDEO: Bioquímico de Cajazeiras revela que jejum antes de exames será abolido e explica os motivos
Dr. Ivan Cavalcanti afirma que hoje em dia apenas os exames de triglicerídeos e glicose exigem jejum
Em entrevista especial no programa Balanço Diário, Dr. Ivan Cavalcanti, bioquímico de renome na Paraíba, revelou que a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia querem abolir a obrigatoriedade de fazer jejum antes da realização de qualquer exame laboratorial.
Tradicionalmente, as pessoas faziam jejum de até 12 horas para poder se submeter a um simples exame de sangue. Mas, segundo Dr. Ivan, isso deverá acabar definitivamente devido ao avanço da tecnologia.
Ele conta que hoje em dia apenas exames de glicose e triglicerídeos exigem jejum. Ainda assim, o período de abstinência de alimentação pode ser de apenas 8 horas.
VER TAMBÉM: Bioquímico alerta para perigo de não fazer diagnóstico precoce do câncer de próstata
Por outro lado, Dr. Ivan recomenda que no caso dos exames que não exigem jejum, o paciente não deve exagerar na alimentação.
Ele ressalta que no Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti os laudos dos exames apresentam valores de referência com e sem jejum.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário