header top bar

section content

VÍDEO: Em entrevista exclusiva, João Azevêdo agradece Sertão pela vitória e revela planos para a região

Governador eleito da Paraíba pelo PSB agradece aos sertanejos pela sua expressiva votação e antecipou alguns projetos para cada microrregião do Sertão do estado

Por Jocivan Pinheiro

19/10/2018 às 19h13 • atualizado em 20/10/2018 às 14h53

O governador eleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), prestou uma entrevista exclusiva à TV Diário do Sertão, direto de João Pessoa, onde agradeceu aos paraibanos, em especial aos sertanejos, pela sua expressiva votação e antecipou alguns de seus projetos para cada microrregião do Sertão do estado. Com 1.119.758 votos, Azevêdo foi eleito no primeiro turno, tendo vencido em 209 municípios dos 223.

“Eu serei eternamente grato e tenho uma dívida com esse povo, e que transformarei isso em dedicação, porque eu tenho a compreensão do que é colocar as esperanças todas na continuidade do projeto”, falou.

Indagado sobre as primeiras medidas que tomará como governador, João Azevêdo destacou um projeto para reduzir a conta de energia elétrica com isenção do ICMS e também a abertura de 50 novas escolas de tempo integral a partir de fevereiro.

Já com relação à formação do secretariado, o governador eleito afirmou que no final de novembro estará anunciando os primeiros nomes. Alguns secretários permanecerão no governo, outros sairão por opção própria e outros serão trocados.

VEJA TAMBÉM: Jornalista cajazeirense avalia vitória de Azevêdo e derrota de Cássio: “Foi um marco”

João Azevêdo (PSB), governador eleito da Paraíba

CAJAZEIRAS

O presidente do Sistema Diário de Comunicação, Petson Santos, perguntou como ficará a relação do Governo do Estado com a administração municipal de Cajazeiras, cujo prefeito José Aldemir (PP) é oposição. João Azevêdo garantiu que vai manter uma relação republicana com todos os prefeitos, independentemente da posição política deles, e ressaltou que Cajazeiras continuou recebendo benefícios do Estado mesmo depois que José Aldemir assumiu a prefeitura.

O repórter e apresentador José Dias Neto, da TV e portal Diário do Sertão e do Blog do José, suscitou Azevêdo a comentar sobre as declarações do deputado estadual reeleito Jeová Campos (PSB), que quer propor ao novo governador mudanças nas diretorias de alguns órgãos estaduais em Cajazeiras. João Azevêdo respondeu que ‘acomodação’ de cargos é uma preocupação secundária para ele. O mais importante é que os serviços públicos estejam sendo prestados com satisfação. “Eu não transformo uma gestão pública numa disputa interna de cargos. Não é essa a leitura que eu faço”, frisou.

José Dias Neto perguntou ainda se o PSB já vislumbra nomes para disputar a prefeitura de Cajazeiras em 2022. Azevêdo antecipou que o partido vai apoiar um nome, mas que ainda é muito cedo para projetar cenário.

Petson Santos entrevista João Azevêdo (PSB), governador eleito da Paraíba

SOUSA

O jornalista Levi Dantas, da Rádio Líder FM e do Blog do Levi, questionou sobre a dívida milionária que o Departamento de Águas e Esgotos e Saneamento Ambiental de Sousa (Daesa) tem com a Cagepa. Sobre esse assunto, João Azevêdo respondeu que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba nunca se negou a discutir a dívida com o Daesa e tentar ajudar a entidade municipal a viabilizar o pagamento. Mas enquanto a Prefeitura de Sousa insistir na municipalização da distribuição da água, a dívida continuará sendo cobrada. Por outro lado, se Prefeitura quiser passar para a Cagepa, através de termo de concessão e plano de saneamento, o controle da água do município, a companhia pretende entrar num acordo.

Levi Dantas também mencionou a falta de representantes sousenses na Assembleia Legislativa, já que nenhum candidato da região se elegeu este ano. João Azevêdo justificou que apesar dessa perda de força no poder legislativo, o município continuará sendo politicamente representado pelo prefeito Fábio Tyrone (PSB), seu vice Zenildo Oliveira, o ex-prefeito João Estrela, o deputado estadual Lindolfo Pires (Podemos), entre outros, e continuará tendo atenção e respeito por parte do Governo do Estado.

José Dias Neto entrevista João Azevêdo (PSB), governador eleito da Paraíba

POMBAL

Para falar sobre a região de Pombal, quem participou da entrevista foi o jornalista Naldo Silva, da Rádio Liberdade FM e do Blog do Naldo Silva. Ele perguntou sobre os planos do governador eleito para a bacia leiteira e para a área da saúde.

Sobre o primeiro tema, João Azevêdo prometeu ajudar a fortalecer o segmento com a chegada das águas do Rio São Francisco através da transposição. A respeito da saúde, ele destacou o programa Saúde Já, que prevê implantação de unidades de urgência e emergência em nove regiões, com profissionais qualificados e equipamentos modernos.

VALE DO PIANCÓ

Acerca dessa região, João Azevêdo confirmou que existe um projeto aprovado para puxar um ramal da transposição do Rio São Francisco, e que se o Ministério da Integração Nacional não bancar a obra, o Governo do Estado vai garantir os recursos.

Ele também comentou sobre o desejo da população dessa região de ter um campus da UEPB. Porém, advertiu que a universidade precisa, antes, passar por reformulações internas e que o momento econômico não é ideal para sua expansão. João Azevêdo aproveitou a ocasião para pedir votos para o candidato à presidência da República, Fernando Haddad (PT), a fim de que a educação no Nordeste seja uma prioridade e receba mais recursos da União.

João Azevêdo no debate promovido pela TV Diário do Sertão e a OAB de Cajazeiras

PATOS

Sobre uma das maiores cidades da Paraíba, João Azevêdo destacou investimentos na saúde, a construção do hospital de oncologia, e prometeu consolidar o município como polo calçadista, principalmente através de incentivos fiscais.

Mensagem final

Ao fim da entrevista, o governador eleito agradeceu novamente à população pela votação e parabenizou os prefeitos do Sertão que apoiaram sua candidatura.

“Esse é um projeto construído a muitas mãos e nós queremos que ele continue assim. Eu não vou descansar um minuto sequer porque meu compromisso é com a continuidade desse projeto e fazer o governo se manter presente em cada um dos 223 municípios.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: