header top bar

section content

VÍDEO: Professores tiram dúvidas e dão orientações sobre curso de Administração da Faculdade Santa Maria

Cinco professores que são referências no curso de Administração da FSM mostram os caminhos para quem deseja sucesso acadêmico e profissional dentro desta área

Por Jocivan Pinheiro

27/07/2020 às 14h46 • atualizado em 27/07/2020 às 14h53

A TV Diário do Sertão realizou um bate-papo virtual simultâneo com cinco professores que são referências no curso de Administração da Faculdade Santa Maria para tirar dúvidas e dar orientações a quem deseja sucesso acadêmico e profissional dentro desta área que cresce cada vez mais no Brasil.

Professor Marcelo Feitosa é coordenador do curso de Administração da FSM, pós-graduado em Gestão Empresarial com MBA em Gestão de Projetos; mestrado em Administração, atua na docência desde 2011 e tem atuação profissional desde 2002.

Professor Miguelângelo Carvalho é graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão e Auditoria, em Docência do Ensino Superior e empresário do ramo de produtos agrícolas.

Professora Pavlova Christine tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Administração; experiência em docência, empresa privada, loja, fábrica e atuou como diretora de compras no Hospital Regional de Campina Grande.

Professor Rafael Andrade é graduado em Administração pela UFPB, mestrado em Administração pela UNP de Natal, atua na docência desde 2011 e tem atuação profissional desde 2008.

Professora Virginia Machado é graduada em Ciências Econômicas pela UFPB; MBA na FGV em Gestão Empresarial e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela FSM; tem mestrado em Sistemas Agroindustriais pela UFCG – Campus Pombal; 14 anos de atuação na docência; trabalha com pesquisa e extensão na FSM; é coordenadora do projeto Consciência Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, levando a responsabilidade ambiental para os alunos.

VEJA TAMBÉM

Faculdade Santa Maria deve reabrir clínica escola para atender população de Cajazeiras e região

Professores falam sobre o curso de Administração da Faculdade Santa Maria

O coordenador Marcelo Feitosa ressaltou o crescimento do curso de Administração no Brasil e do interesse das pessoas pela área: “É um curso muito amplo, rico e que você consegue atuar em diversas áreas. Em pesquisas, a gente percebe que o curso de Administração é o segundo maior curso em termos de procura e de alunos matriculados, tanto na rede privada quanto na rede pública; ocupa a quarta e a quinta colocação em termos de remuneração no mercado de trabalho e está entre as dez profissões mais bem remuneradas para os próximos dez anos”.

Professor Miguelângelo Carvalho acrescenta que o curso ajuda a formar um arcabouço de conhecimento que desenvolve o perfil empreendedor do aluno: “No curso de Administração, a pessoa vai buscar inspiração. Em cada uma das disciplinas que vai cursar, ela vai formar um capital chamado capital intelectual, e esse conhecimento vai continuar durante toda sua vida”.

Entrada principal da Faculdade Santa Maria

A professora Pavlova Christinne destaca a importância do ensino do empreendedorismo dentro de uma faculdade: “Nós temos que fomentar isso na região para que a gente possa desenvolver cada vez mais essa região. A gente precisa sempre ter esse link: os nossos estudantes em que a gente possa fomentar esse lado empreendedor e implementar dentro da cidade de Cajazeiras, esse é o nosso maior propósito”.

A professora Virgínia Machado sintetiza o papel das relações interpessoais no desenvolvimento de uma empresa ou negócio: “Se o financeiro é o coração, é preciso que a gente entenda que os braços e as pernas são as pessoas. São as pessoas que movimentam a empresa. Nesse mundo globalizado, não temos mais barreiras. É importantíssimo traçar perfis empreendedores nesse momento, ou seja, desenvolver através do conhecimento o capital intelectual que nós temos”.

Já o professor Rafael Andrade, sobre integração logística, diz que “ela permite fazer com que toda a empresa trabalhe em prol de um objetivo, de uma meta, dos projetos. A logística não é só entregar o produto ao cliente, ela está em todos os departamentos da empresa, por isso se chama integração logística. Toda essa estrutura tem que estar em sincronia para entregar o produto ou o serviço final de uma forma que o cliente se sinta satisfeito”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: