VÍDEO: Advogado explica os tipos de acordos que patrão e empregado podem fechar durante a quarentena
MP do Governo Federal estabelece um programa emergencial de manutenção do emprego e da renda minimizando também os impactos econômicos nas empresas
Com o comércio fechado durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, os comerciantes e empresários têm duas maneiras de reduzir despesas salariais: redução da jornada de trabalho dos funcionários ou suspensão temporária do contrato de trabalho.
O advogado Joselito Feitosa explica que a Medida Provisória 936 do Governo Federal estabelece um programa emergencial de manutenção do emprego e da renda minimizando também os impactos econômicos nas empresas.
A MP permite que patrões e empregados negociem um acordo mediante duas possibilidades, que seriam reduzir a jornada de trabalho e o salário proporcionalmente ou suspender o contrato de trabalho temporariamente.
VEJA TAMBÉM
Médico propõe medidas preventivas para reabertura gradual do comércio de Cajazeiras e região
Nesse segundo caso, o trabalhador assina um termo concordando com a suspensão, o sindicato responsável homologa e o documento é encaminhado para o Ministério da Economia para que, se aprovado, o Governo Federal passe a pagar o salário do trabalhador.
O detalhe é que, de acordo com Joselito Feitosa, os recursos desse pagamento temporário são oriundos do fundo do Seguro Desemprego do trabalhador.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário