VÍDEO: Prazo para trocar antena parabólica tradicional pela digital termina em agosto deste ano
Todos os sinais das parabólicas antigas serão desligados até dezembro em todo o Brasil
Todos os sinais das parabólicas antigas serão desligados até dezembro deste ano em todo o Brasil. A interrupção foi definida quando a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) criou as regras para o 5G entrar em operação. Essa nova geração da internet móvel opera na chamada Banda C, que é a mesma de faixa de frequência do sinal de TV de canais abertos transmitido para as parabólicas tradicionais.
Quando transmissões diferentes usam frequências muito próximas, equipamentos sofrem interferência, como imagens “chuviscadas”, quadradinhos, até a queda da conexão. Esses problemas de recepção já acontecem nas cidades onde o 5G está ativado para quem ainda não trocou as parabólicas antigas.
A parabólica tradicional tem um aro que pode chegar até 3m de diâmetro e no centro uma tela e hastes. Já a parabólica digital é menor e feita com uma chapa rígida, semelhantes às antenas de TV por assinatura.
LEIA TAMBÉM:
Pacotes com a antena digital, o receptor do sinal e os cabos são vendidos pela internet e em lojas físicas, principalmente de material de construção e equipamentos eletrônicos. Mas as famílias inscritas em algum programa social do Governo Federal e que usam parabólicas antigas podem receber uma antena nova sem nenhum custo.
Para saber se tem direito à antena digital gratuita, pode acessar o site www.sigaantenado.com.br. ou pelo telefone 0800-729-2404.
PORTAL DIÁRIO com JN
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário