Projeto Científico de pesquisadores paraibanos que estuda comportamento do consumidor é aprovado na USP
Utilizando tecnologias avançadas como o Eletroencefalograma (EEG), os pesquisadores examinaram as respostas cerebrais e comportamentais dos consumidores diante de diversos estímulos de marketing, como anúncios e experiências de compra
O trabalho intitulado “PREFERÊNCIA ENTRE PRODUTOS EM LOJAS VAREJISTAS: Uma análise por meio do mapeamento da atividade cerebral, registrada pelo Eletroencefalograma (EEG) e com o emprego de Nudge, foi aprovado no prestigioso evento Behavioral Science Lab 2024 na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
O estudo inovador, conduzido por uma equipe multidisciplinar composta pelos paraibanos Daniel de Queiroz Cavalcanti, Isaac Nóbrega Marinho, Alessandro Pinon, João Marcelo e Valdecir Becker, mergulha nas complexidades do comportamento humano e suas interações com o mercado. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, considerando fatores internos e externos ao ambiente organizacional, para compreender como as decisões de compra são moldadas por estratégias de vendas e marketing.
Utilizando tecnologias avançadas como o Eletroencefalograma (EEG), os pesquisadores examinaram as respostas cerebrais e comportamentais dos consumidores diante de diversos estímulos de marketing, como anúncios e experiências de compra. O objetivo era identificar padrões de atividade cerebral associados a emoções positivas ou negativas, a fim de determinar as preferências dos consumidores.
Os testes foram conduzidos em um ambiente controlado de varejo de eletroeletrônicos, visando confirmar a hipótese de que o mapeamento da atividade cerebral pode revelar insights valiosos sobre as preferências dos consumidores. Os resultados indicam não apenas a viabilidade dessa técnica, mas também seu potencial para aprimorar as estratégias de marketing e vendas, proporcionando um entendimento mais profundo do comportamento do consumidor.
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Além disso, o estudo ressalta a importância dos “nudges” como influenciadores na tomada de decisão de compra, destacando a relevância de estratégias sutis na condução do comportamento do consumidor.
O trabalho, resultado do esforço de pesquisadores envolvidos do LIM-CI-UFPB e do UNIESP, representa uma contribuição significativa para o campo do neuromarketing e das ciências comportamentais.
FEA-USP
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Décadas após sua criação, a FEA USP é referência nacional e internacional nas áreas que abrange. Nivelando suas atividades pelos altos padrões da Universidade de São Paulo e aliando o conhecimento sobre a realidade brasileira com os referenciais e conhecimentos metodológicos das mais renomadas instituições internacionais, a faculdade é destaque entre as demais na formação de economistas, administradores e especialistas em Contabilidade e Atuária.
Clique no link abaixo e confira tudo sobre o Behavioral Science Lab 2024:
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