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Sertão da Paraíba fica offline por mais de 7h após ‘apagão geral’ nas operadoras de telefonia móvel

Além da instabilidade nas operadoras de telefonia e internet no sertão da Paraíba, clientes do Banco do Brasil e do Nubank também relataram problemas nos aplicativos das instituições

Por José Dias Neto

05/03/2022 às 09h52 • atualizado em 05/03/2022 às 10h10

Rede Móvel indisponível. Foto: Reprodução da internet

O sertão da Paraíba ficou offline durante parte da tarde e noite desta sexta-feira (04), após um rompimento da fibra ótica da operadora TIM, afetando todas as demais operadoras de telefonia com atuação no interior do estado. Os usuários das operadoras de telefonia e internet móvel ficaram sem acesso a ligações e internet das 16h às 23h.

Logo após a instabilidade das operadoras, reclamações sobre operadoras de telefonia e internet começaram a crescer nas redes sociais. No Brasil, o site Downdetector, que reúne queixas sobre serviços, registrou picos para Claro, Vivo, TIM e Oi por volta das 18h.

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As notificações começaram a cair no fim da noite e, no início da madrugada deste sábado (05), as operadoras já tinham um número baixo de reclamações no Downdetector.

Uma fonte informou ao Diário do Sertão, na manhã deste sábado (05), que o serviço já foi reestabelecido.

Smartphone, celular, em uso.
Foto: Reprodução / Tânia Rêgo/Agência Brasil

INSTABILIDADE EM BANCOS

Clientes do Banco do Brasil e do Nubank relataram nesta sexta-feira (04) instabilidade nos aplicativos das instituições. Os problemas afetaram as operações via Pix, que não puderam ser concluídas por várias horas, o uso de cartões e a visualização de saldos, que sumiu da tela.

No caso do BB, os correntistas ficaram toda a manhã sem conseguirem realizar transferências Pix. Também foram relatados problemas em compras com cartão de débito. Os problemas começaram por volta das 8h, intensificaram-se por volta das 9h30 e só foram resolvidos por volta das 14h30. No fim da tarde, o aplicativo apresentava lentidão no login, mas permitia a realização de operações.

Pouco antes das 14h, o banco atualizou o aplicativo. Durante esse processo, o saldo das contas correntes não pôde ser visualizado por cerca de meia-hora. Os clientes que abriam o aplicativo receberam um aviso de que algumas transações não podiam ser concluídas enquanto durasse a manutenção.

Em relação ao Nubank, as falhas dificultaram a visualização de saldos, a verificação da fatura do cartão de crédito e também afetaram as operações via Pix. As reclamações começaram por volta das 10h15. Segundo a instituição, os serviços começaram a ser gradualmente restabelecidos por volta das 14h.

Segundo o site Down Detector, que monitora reclamações a respeito de instituições financeiras, o pico de queixas relativas ao Banco do Brasil ocorreu por volta das 13h30, com 501 reclamações simultâneas. Os principais problemas relatados foram em operações no internet banking (59%), login no aplicativo (24%) e transferências (17%).

No caso do Nubank, o pico de reclamações ocorreu às 12h30, com 387 queixas simultâneas. Os problemas mais notificados foram dificuldade em visualizar saldos (67%), transferências (21%) e login no aplicativo móvel (12%).

O QUE DIZEM OS BANCOS

Em comunicado, o Nubank confirmou o problema e informou que os serviços estão sendo restabelecidos durante a tarde. “Parte da nossa base de clientes encontrou oscilações em alguns serviços. Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível”, respondeu a fintech (tipo de banco eletrônico). “Lamentamos o ocorrido e informamos que as operações estão sendo normalizadas de forma gradual.”

O Banco do Brasil também confirmou instabilidades nos canais eletrônicos de atendimento, mas informou que o aplicativo já opera normalmente. “O BB confirma que houve uma breve instabilidade no final da manhã desta sexta. O app e todas as suas transações funcionam dentro da normalidade nesta tarde”, ressaltou a instituição financeira.

DIÁRIO DO SERTÃO

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