Secretário de Saúde da PB coloca prazo para entrega da UPA de Cajazeiras e garante UTI Neonatal
Waldson disse que o Hospital Regional de Cajazeiras passará por um processo de ampliação que vem sendo planejado desde o ano passado.
Waldson Sousa durante entrevista na Rádio Vivo, ao lado de José Aldemir e Dra. Maura (Foto: Diário do Sertão)
O secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Waldson Sousa em entrevista ao programa Rádio Vivo da emissora Alto Piranhas na última semana disse que a obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cajazeiras está andando muito rapidamente e que o serviço será entregue entre 30 ou 60 dias. Wadson disse também que, após o final da obra começará o processo de implantação da UPA, que levará mais um tempo para ficar pronto, porém ele garante que a Unidade será entregue funcionando.
“Nunca vi uma obra andar tão rápido, o problema é que a cobrança em cima desse governo é maior. Mas estamos apenas com seis meses de obra e vamos entregar em um curto prazo”, garantiu.
Durante esclarecimentos, o secretário de Saúde do Estado definiu também o papel da Unidade. Segundo ele, a UPA serve para atender infartos, realizar suturas e outros pequenos serviços para que o paciente não precise ficar na porta de um hospital. “O serviço desafoga os leitos hospitalares e o ganho para a população é muito grande”, disse.
Waldson Sousa ainda não sabe se o novo pessoal que será contratado para a UPA será responsabilidade do Estado ou do município de Cajazeiras. Segundo o secretário, esse fator ainda será decidido.
Ampliação do Regional de Cajazeiras
O secretário de Saúde Waldson de Sousa, disse durante sua entrevista que o Hospital Regional de Cajazeiras passará por um processo de ampliação que vem sendo planejado desde o ano passado. Segundo ele, serão tragos médicos com especialidades que o hospital ainda não possui.
Um dos destaques nessa ampliação é a implantação de uma UTI Neonatal no hospital. Além disso, o secretário afirmou que existe projeto para ampliação do Centro cirúrgico e da UTI. Segundo ele, essa reforma acontecerá até o primeiro semestre do próximo ano.
Secretários de Saúde e do Orçamento Democratico do Estado durante entrevista na Rádio Alto de Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)
Sertão
Entre as obras realizadas, convênios e parcerias realizadas pelo Governo do Estado no Alto Sertão, o secretário Wadson destacou a reforma do Hospital Regional da cidade de Sousa e a abertura do Hospital Materno Infantil naquela cidade, uma parceria entre município e Estado.
Em Uiraúna, o secretário de Saúde afirmou que o Estado vem estabelecendo convênio com o Hospital Filantrópico para descentralizar os atendimentos naquela região. Segundo ele, o município também tem recebido investimentos repassados para compra de equipamentos de radiologia no município.
De acordo com Waldson, no município de São João do Rio do Peixe existe uma instituição que tem convênio com o Estado, além de existir funcionários do Estado cedidos para essa instituição.
Com relação ao município de Cachoeira dos Índios, o secretário afirmou que naquela região o Estado tem investido em uma Casa de Parto para que a população venha ao mundo em seu próprio município.
O secretário de Saúde citou também algumas cidades do Sertão que enviaram projetos e foram contempladas com o Pacto Social, como foi o caso do município de Bonito de Santa Fé.
Ouça áudio.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário