header top bar

section content

DNOCS abre comportas de açude do Boqueirão para irrigação em 30 centímetros; Sindicalista protesta

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Cajazeiras, Rildo Soares, protestou contra o volume de água liberado no açude.

Por

30/07/2012 às 08h11

As comportas do Açude Engenheiro Ávidos, no Distrito de Boqueirão de Piranhas foram abertas nesta quinta-feira (27) em 30 centímetros para irrigação do perímetro de São Gonçalo, no município de Sousa. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Gestora das Águas, sob a presidência do engenheiro André Sarmento, representante do Escritório Regional do DNOCS, em Sousa.

Essa decisão causou preocupação e revolta em Cajazeiras, em virtude do baixo volume do manancial que abastece a cidade. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, Rildo Soares, protestou contra o volume de água liberado, argumentando que o açude não tem reserva suficiente para mais um possível ano de inverno irregular.

Já o agrônomo Adalberto Nogueira, estudioso das questões hídricas da região, tentou tranqüilizar a população afirmando que não há risco de racionamento. O quadro de monitoramento, segundo ele, está bem conduzido e não compromete o abastecimento de Cajazeiras e das demais cidades.

Adalberto disse que o açude está atualmente com quase 72 milhões de metros cúbicos, devendo ficar em janeiro com 54 milhões, o que segundo ele, não oferece risco algum.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Gazeta da Alto Piranhas
 

Tags:
Recomendado pelo Google: