Ministério Público determina racionamento de água no açude São Gonçalo em Sousa. Veja!
Nove açudes se localizam no Sertão, quatro no Cariri e um no Curimataú do Estado.
O Ministério Público da cidade de Sousa determinou que haverá racionamento de água no açude São Gonçalo, devido a baixa capacidade de água armazenada no reservatório.
A medida deve-se ao fato de que no Estado da Paraíba, 14 açudes estão com menos de 20% da capacidade de armazenamento. Destes, 03 estão com volume inferior a 5%, o que torna a situação crítica.
Nove açudes se localizam no Sertão, quatro no Cariri e um no Curimataú do Estado.
De acordo com o gerente regional de Bacia da hidrográfica da Aesa, Isnaldo Candido da Costa, as chuvas ocasionais que vem caindo nos últimos dias não serão o suficiente para aumentar a capacidade dos açudes.
“Ainda temos quase sete meses de seca e de lá pra cá não acredito que possa aumentar a capacidade desses açudes. A tendência é que outros que já estão chegando à capacidade mínima entrem em estado crítico”, explicou.
Capacidade dos açudes
No Sertão, o açude ‘Carneiro’, em Jericó está com apenas 16,6% da capacidade total, ‘Saco’, em Nova Olinda com 7,1%, ‘Chupadouro I’, em São João do Rio do Peixe, com 9,6%, ‘São Mamede’, em São Mamede, com 18,2, “Farinha’ em Patos, com 18,7%, Novo II’, em Tavares, com 17,6% ‘Bastiana’, em Teixeira, com 5,6%, além dos reservatórios de ‘Sabonete’ e ‘São Francisco II’ também com 9,5% e 2,8%, respectivamente.
DIÁRIO DO SERTÃO com Jornal Correio
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário