header top bar

section content

Patos: Ministério da Saúde oferece treinamento aos digitadores do banco de dados da Rede Cegonha

O programa é fundamental na consolidação da Rede Cegonha, visando aumentar acesso e qualificar a atenção à saúde das mulheres e crianças.

Por

09/08/2012 às 09h47

Nessa quarta-feira (8), os Coordenadores e profissionais da Saúde de Patos, entre eles, digitadores que trabalham com dados da atenção básica, receberam treinamento sobre o software SisPrenatal Web. Esse é um programa que concentra e consolida informações sobre gestantes, índice de mortalidade materna e do acompanhamento da mãe e do filho até dois anos de idade.

A oficina foi conduzida por técnicos do Ministério da Saúde. O SisPrenatal Web permite melhor acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN).

O programa é fundamental na consolidação da Rede Cegonha, lançada em março do ano passado, visando aumentar acesso e qualificar a atenção à saúde das mulheres e crianças antes, durante e após o parto. A preocupação do Ministério da Saúde é garantir que os municípios realizem o cadastramento eficiente das gestantes.

Existe, segundo a técnica de sistema do Ministério da Saúde, Marta Roseane Araújo, deficiências dos municípios no preenchimento do cadastro das gestantes. "A partir do momento que a mulher descobre sua gravidez e que busca os serviços públicos de saúde, cabe ao funcionário fazer o cadastro e colocar online as informações sobre a assistência ao parto, puerpério e da assistência neonatal”, explicou.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações da SECOM
 

Tags:
Recomendado pelo Google: