Alyson Francisco agradece a Lula por ‘momento histórico’ e pede prioridade nas casas das famílias de Cachoeira
O prefeito de Cachoeira dos Índios discursou na cerimônia de entrega do Trecho I do Ramal do Apodi, da Transposição do Rio São Francisco, que vai abastecer a Barragem do Redondo
O prefeito de Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba, Alyson Francisco (UP), discursou na cerimônia de entrega do Trecho I do Ramal do Apodi, da Transposição do Rio São Francisco, que vai abastecer a Barragem do Redondo, e na ocasião agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava no palanque, ressaltando que o momento ficará na história do município.
“Eu jamais poderia deixar de lhe agradecer pelo olhar humano, sensato e sensível que o senhor destina para o nosso povo, principalmente para aqueles que mais precisam”, disse o prefeito.
“Torço muito para que seu governo acerte cada vez mais e possa olhar com mais sensibilidade também para os pequenos municípios onde a vida acontece, de fato, e o povo carece de tanto cuidado que muitas vezes, por força de condições próprias, a gente não consiga suprir ainda”, acrescentou o gestor.
Alyson Francisco destacou ainda que a Transposição do Rio São Francisco é a redenção de milhares de famílias e não traz apenas água, mas também desenvolvimento, liberdade e dignidade.
O prefeito aproveitou para pedir ao presidente prioridade na construção das casas para as famílias de Cachoeira dos Índios que tiveram que deixar suas residências por causa da obra da Barragem.
“Eu fico muito feliz em saber que já temos o projeto pronto para a construção das casas das pessoas que foram afetadas por essa obra, mas que voltarão a ter seu lar e viver com mais qualidade. De forma respeitosa, peço prioridade nessa necessidade de tantas famílias e sei que o seu olhar por quem mais precisa vai em direção dessa demanda”.
Ramal do Apodi
Com 115,5 km de extensão, a estrutura liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s. A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
CAMINHO DAS ÁGUAS — A transposição do Rio São Francisco é considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil e da América Latina. Foi idealizada e iniciada no primeiro governo do presidente Lula, com a meta de beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios e 294 comunidades rurais. O projeto foi oficialmente lançado em junho de 2007, após décadas de debates sobre a necessidade de levar as águas do “Velho Chico” para regiões historicamente castigadas pela escassez de água. Foram iniciadas as principais frentes de trabalho nos dois grandes eixos – Norte e Leste -, consolidando sua autoria e compromisso com o desenvolvimento social e econômico do semiárido nordestino.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário