header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro revela que muitos imóveis de Cajazeiras têm irregularidade por falta de documento público

Moradores possuem escrituta do terreno, mas não da residência (ou vice-versa) e isso implica em risco de multa e até mesmo a perda da propriedade

Por Luis Fernando Mifô

05/03/2024 às 17h46 • atualizado em 05/03/2024 às 17h48

No quadro Diário de Obras, do programa Olho Vivo, o engenheiro Fernando Figueiredo, ao comentar sobre construções irregulares na Paraíba, revelou que existe uma grande quantidade de imóveis irregulares em Cajazeiras. Na maioria dos casos, segundo ele, é simplesmente por falta da escritura pública do imóvel. A Zona Norte se destaca nesse problema.

“A Zona Norte tem alguns conjuntos habitacionais que têm problemas gigantescos com regularização. E esse problema é básico: o pessoal não tem a escritura pública do imóvel. Reside lá há anos, há décadas, mas não tem a escritura”, ressalta o engenheiro.

Muitos moradores possuem escrituta do terreno, mas não da residência. Isso implica em risco de multa e até mesmo na perda do imóvel para o poder público, já que qualquer esfera governamental pode desapropriar – para um bem social maior – um terreno ou uma casa.

No caso da desapropriação, se o morador tiver a escritura do imóvel, mas não do terreno (ou vice-versa), ele vai receber do poder público a quantia financeira referente apenas ao valor do imóvel.

“A coisa que você tem é o valor apropriado do imóvel. Então, seja na esfera da União, do Estado ou do Município, vai vir um profissional de engenharia ou arquitetura, vai avaliar aquilo e dizer quanto vale. Então, vai desapropriar, você vai ser obrigado a sair e receber um valor referente ao imóvel”, explica Fernando.

ASSISTA AO DIÁRIO DE OBRAS COMPLETO

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: