header top bar

section content

VÍDEO: Após fortes chuvas, moradores pegam com a mão, fartura de ‘peixes da Semana Santa’ no interior do Ceará

Os vídeos gravados por testemunhas mostram dezenas de pessoas retirando os peixes da água e armazenando eles em veículos, para serem transportados para outros locais

Por José Dias Neto

02/04/2023 às 12h48 • atualizado em 02/04/2023 às 12h51

O peixe da Semana Santa para muitos populares da cidade de Iguatu, no Centro-Sul do estado do Ceará, já está garantido. E o melhor, gratutiamente. Com as chuvas intensas caídas nos últimos dias, principalmente na última terça-feira (28), em uma área de vegetação alagada pelas chuvas, homens conseguiram pegar os peixes com a mão, com a maior facilidade.

A fartura viralizou nas redes sociais. Nos vídeos divulgados pelos próprios moradores que pescaram os peixes com as mãos, dá pra identificar que a abundância era da espécie curimatã.

Os vídeos gravados por testemunhas mostram dezenas de pessoas retirando os peixes da água e armazenando eles em veículos, para serem transportados para outros locais.

Pescadores pegam peixe na mão e coletam fartura após chuva alagar cidade de Iguatu, no Ceará. Foto: Reprodução da internet

A abundância de peixes no mesmo local foi causada pela sangria de um açude no Sítio Queimadas, que fez com que os animais fossem levados para uma lagoa rasa e ficassem presos à vegetação.

CRIME AMBIENTAL

O secretário de agricultura de Iguatu, Venâncio José Vieira, disse ao G1 CE que apesar de parecer algo inofensivo, o ato é considerado crime ambiental, pois o curimatã está na época de defeso e nesse período a pesca dele é proibida.

O PEIXE

O curimatã é um peixe de água doce, importante por ajudar a manter o equilíbrio do ecossistema na região.

De acordo com um Decreto Federal, a multa para quem estiver pescando, transportando, comercializando ou armazenando espécies ainda sob restrição de pesca durante o período do defeso pode resultar em detenção e multa de até R$ 100 mil.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: