header top bar

section content

Wilson Filho mobiliza ALPB por apoio ao IFSPB e recolhe assinaturas de deputados para pressionar MEC

O deputado lembrou que a luta pelo Instituto Federal do Sertão é antiga e teve início ainda em 2014

Por Diário do Sertão com Assessoria

22/10/2021 às 19h32 • atualizado em 22/10/2021 às 19h33

Wilson Filho - deputado estadual.

Após o anúncio do Ministério da Educação que excluiu o projeto de desmembramento do Instituto Federal da Paraíba e criaria o Instituto Federal do Sertão, o deputado estadual Wilson Filho deu início a uma mobilização no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba para pressionar o Governo Federal a reaver a decisão. O deputado está recolhendo assinaturas dos parlamentares em uma carta de apoio que será encaminhada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A ação do deputado estadual Wilson Filho vem somar forças junto ao deputado federal Wilson Santiago que protocolou na tarde desta quinta-feira (21) uma carta subscrita pelos 12 deputados federais e 3 senadores que compõem a bancada federal paraibana no Congresso Nacional.

VEJA TAMBÉM

Wilson Filho destaca conclusão do Eixo Norte da Transposição: “Orgulho de ter feito parte dessa luta”

Durante uma audiência pública realizada na Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, ocorrida na última quarta-feira (20), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes), deixando a Paraíba de fora após recusa da reitoria do IFPB que se posicionou contra o desmembramento que criaria o Instituto Federal do Sertão da Paraíba.

Wilson Filho lembrou que a luta pelo Instituto Federal do Sertão é antiga e teve início ainda em 2014. “Na época exercia o cargo de deputado federal e apresentei o projeto de lei. Em 2019, o deputado federal Wilson Santiago apresentou novamente. Chegou a hora de toda a classe política se unir em prol dessa causa e espero que a Assembleia Legislativa da Paraíba demonstre o seu apoio”, afirmou Wilson Filho.

Conforme o deputado estadual Wilson Filho, o Sertão paraibano agrega 83 municípios e a implantação do Instituto Federal da região irá melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa. “O IF do Sertão será essencial para ampliar as oportunidades para os estudantes da região e proporcionará o desenvolvimento de toda a região”, defendeu o deputado.

Atualmente o Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do Instituto Federal da Paraíba que administrará 14 campi, enquanto que a nova reitoria do IFSPB administrará os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: