Janeiro termina com poucas chuvas na PB e situação de quadra invernosa preocupa população do Sertão
Na região de Uiraúna os reservatórios Capivara e Arrojado continuam em estado crítico, sem água.
O tempo passa rápido e o mês de janeiro chega ao seu final nessa terça-feira dia 31. Para o sertanejo é considerado o primeiro mês do inverno. Janeiro deste ano, em Uiraúna choveu menos que no ano passado (2016); foi um total de 80,9 milímetros, enquanto que em 2016 choveu 155,7 milímetros no mesmo período.
+ Barragem desagua em açude seco de São José de Piranhas; Cajazeiras registra boa chuva. VÍDEO!
Apesar das boas chuvas caídas neste mês, o fantasma da seca continua assombrando o nordestino. Até agora o volume de chuvas não foi suficiente para recarregar os principais açudes que abastecem a população. Na região de Uiraúna os reservatórios Capivara e Arrojado continuam em estado crítico, sem água.
As últimas chuvas que caíram no Sertão proporcionou um grande alívio, principalmente para a população que mora na zona rural. Estava virando um caos com a falta d’água nessas localidades rurais. Deu para aliviar bastante e aguardar que caia mais chuvas nos próximos dias.
A previsão de chuvas para fevereiro, feita pelos meteorologistas, é boa. Segundo os estudiosos, fevereiro será um mês com chuvas regulares e dentro da média histórica.
ABASTECIMENTO – Segundo informações da Cagepa de Uiraúna, a qualidade da água que resta em Capivara é boa. Com relação a quantidade, a Cagepa informou que o volume atual tem como abastecer Uiraúna até a metade deste ano de 2017. Porém, para que isso seja possível, é preciso que a população economize água, evitando o desperdício desse precioso líquido.
Volumes atuais: Capivara 3,6%; Arrojado 0,2%. Os açudes de médio e pequeno portes estão quase todos vazios.
VEJA OS NÚMEROS DAS CHUVAS EM JANEIRO-2017
CIDADES QUE MAIS CHOVERAM NA REGIÃO DE UIRAÚNA/ALTO SERTÃO:
MÊS DE JANEIRO NA PARAÍBA:
DIÁRIO DO SERTÃO com Cofemac
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário