ACS sertanejos protestam nas ruas após portaria federal que ‘acaba’ com categoria
Com esta alteração, as novas Equipes de Saúde da Família não terão necessariamente a presença de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
Após publicação da Portaria Ministeriais, 958, que altera o anexo da Portaria 2.488 de 2011, a Política Nacional da Atenção Básica, e amplia as possibilidades de composição das Equipes de Atenção Básica foram realizados protestos várias cidades do Brasil.
Com esta alteração, as novas Equipes de Saúde da Família não terão necessariamente a presença de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Esses profissionais, que faziam parte da chamada equipe mínima, ao lado da enfermeira, do médico e do técnico/auxiliar de enfermagem, agora surgem como uma mera possibilidade.
Sousa, Cajazeiras e Itaporanga, no Sertão do estado realizaram movimentação nesta quarta-feira (18), reivindicando a portaria, que para os sindicalistas é um prejuízo para a categoria e para a população.
Veja também
Em Cajazeiras, representantes de toda região participaram do evento, que ocorreu em frente a prefeitura, no Centro da cidade. O representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Cavalcanti alertou a classe e declarou que o novo governo (Michel Temer) chegou para “boicotar as conquistas trabalhistas”.
Segundo o representante da CUT, o novo governo tem outras medidas que prejudicam os trabalhadores, mas declarou que os sindicatos estão de “olho aberto”, além de pedir a ajuda da imprensa na luta por todas as classes.
Já em Itaporanga houve paralisação dos Agentes de Saúde e Combates a Endemias. Os profissionais estão solicitando reajuste e outros direitos, de acordo com comando nacional, o movimento percorreu as rua da cidade terminando enfrente a Praça da prefeitura. O presidente do SINACOM, Severino Pereira comandou o movimento.
Veja vídeo!
? VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA
.
DIÁRIO DO SERTÃO com fotos e vídeo de Flávio José
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário