Açude de Cajazeiras fornecerá água para quase 400 cisternas distribuídas em três municípios. Confira!
O secretário da Agricultura de Cajazeiras disse caminhões pipas vão retirar a água do Açude Lagoa do Arroz para abastecer cisternas na zona rural.
O Açude de Lagoa do Arroz que fica na zona rural de Cajazeiras vai abastecer a zona rural de três municípios da região pela Operação Pipa, do Governo Federal e gerenciada pelo Exército, no caso, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas.
Veja também
?Alegria virou medo: Com a chegada da água em açude do Sertão, população teme parede romper. VÍDEO!
O secretário de Desenvolvimento Rural, Eudomar Pereira informou que foi procurado por um oficial do Exército responsável pela administração do programa de distribuição de água, para solicitar que a prefeitura de Cajazeiras recupere a estrada, além de preparar uma área para os caminhões terem acesso ao local, bem como ter espaço para estacionarem e manobrarem.
Euromar informou que antes de iniciar o abastecimento de água da zona rural desses três municípios só será iniciado por um período de dois meses após o Exército fazer uma avaliação da água para saber se é própria para o consumo humano.
O secretário disse caminhões pipas vão retirar a água do Açude Lagoa do Arroz para abastecer 346 cisternas espalhadas pela zona rural. Essa água estava sendo retirada do Açude Lima Campo, em Icó, entretanto o volume do reservatório está muito baixo principalmente depois que o fornecimento de água do Açude de Orós foi interrompido.
Para abastecer a zona rural de São José de Piranhas, o secretário informou que sugeriu a retirada da água da barragem Boa Vista construída recentemente, fazendo parte das obras de transposição do Rio São Francisco.
A retirada dessa água está deixando a população e lideranças políticas preocupadas, pois temem o açude seque, principalmente porque duas adutoras estão sendo implantadas no açude para abastecer a zona norte de Cajazeiras e a cidade de São João do Rio do Peixe.
Lagoa do Arroz está atualmente com 17 milhões e 600 metros cúbicos de água. No dia primeiro de Janeiro estava com apenas 4 milhões 552 metros cúbicos de água. A capacidade total do Manancial é de 80 milhões 220 mil e 750 metros cúbicos de água.
DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário