header top bar

section content

VÍDEO: Por que os homens sofrem mais em silêncio? Dr. Jarques analisa tabus da saúde mental no Janeiro Branco

Um dos pontos centrais abordados pelo médico foi o impacto do comportamento digital na saúde coletiva. Segundo ele, a sociedade tem enfrentado reflexos negativos com "o uso extremamente exagerado de redes sociais"

Por Priscila Tavares

14/01/2026 às 16h28 • atualizado em 14/01/2026 às 16h33

O médico urologista Dr. Jarques fez uma análise sobre a saúde mental em alusão a campanha do Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre a saúde mental e emocional.

Em participação recente no programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão, o especialista enfatizou que o cuidado com a mente deve possuir a mesma prioridade dedicada à saúde física, contextualizando o cenário atual com o crescimento dos índices de ansiedade e depressão.

Um dos pontos centrais abordados pelo médico foi o impacto do comportamento digital na saúde coletiva. Segundo ele, a sociedade tem enfrentado reflexos negativos de novos hábitos de consumo, citando que se observa atualmente “o uso extremamente exagerado de redes sociais”.

O doutor ressaltou ainda que esse fenômeno é de tal magnitude que “vários países do mundo já estão proibindo crianças e até adolescentes de usar as redes sociais”.

Embora sua especialidade seja a urologia, Jarques ressalta a importância da saúde integral do homem, defendendo que o bem-estar masculino deve transcender os exames físicos e englobar o equilíbrio mental.

Ele explicou que o público masculino possui uma tendência cultural ao isolamento emocional, o que dificulta o diagnóstico de diversas patologias.

De acordo com o médico, “é muito importante que o homem também tenha essa visão, de cuidar da mente de maneira geral, de cuidar da saúde ativamente, porque o homem ele é mais retraído, do ponto de vista da fala, do ponto de vista de falar dos problemas”.

Essa característica de retração, conforme detalhado por Jarques, reflete-se tanto em questões fisiológicas quanto psicológicas.

O especialista apontou que o homem “muitas vezes até esconde sintomas, sintomas urológicos, ele até esconde também dificuldades na esfera sexual”.

Para o Dr. Jarques, esse comportamento se torna ainda mais crítico quando o assunto é o psicológico, afirmando que “quando se fala de saúde mental, isso também acontece, até mais forte”. A participação foi encerrada com um reforço ao enfoque necessário para que o público masculino busque acompanhamento e se cuide nesta área de forma proativa

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: