header top bar

section content

Dr. Jarques comemora avanços após hospital realizar três transplantes de órgãos simultaneamente na Paraíba

O Dr. Jarques Lúcio, com sua vasta experiência na área chefiou a equipe responsável pelo delicado transplante renal, garantindo que o procedimento fosse realizado com precisão e o cuidado

Por José Dias Neto

05/12/2025 às 11h15

Dr. Jarques comemora avanços após hospital realizar três transplantes de órgãos simultaneamente na Paraíba. Foto: Divulgação

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), em João Pessoa, alcançou um feito médico sem precedentes na Paraíba ao realizar, no dia 25 de novembro, três transplantes de órgãos vitais de forma simultânea: coração, fígado e rim. O sucesso da maratona cirúrgica ressalta a excelência da saúde paraibana e a importância da doação de órgãos.

Este marco só foi possível graças à generosidade de uma família que disse “sim” à doação de órgãos. A decisão desencadeou uma complexa e rápida operação logística no hospital, que demonstrou ter uma estrutura preparada e equipes multidisciplinares a postos para lidar com a alta complexidade dos procedimentos.

O processo exigiu uma coordenação precisa, com três equipes cirúrgicas atuando em paralelo, lideradas por nomes de peso da medicina local:

  • Transplante Renal foi liderado pelo urologista e cirurgião Dr. Jarques Lúcio.
  • Transplante de Coração foi Liderado pelo cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre.
  • Transplante de Fígado foi chefiado pelo cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio, que também é coordenador de transplantes da Unimed João Pessoa.

O Dr. Jarques Lúcio, com sua vasta experiência na área chefiou a equipe responsável pelo delicado transplante renal, garantindo que o procedimento fosse realizado com precisão e o cuidado. Seu trabalho e o de sua equipe representam a vanguarda da urologia e cirurgia na Paraíba, reiterando a capacidade do estado em lidar com casos de extrema gravidade.

“Realizar um transplante renal é, por si só, um desafio de grande responsabilidade e precisão técnica. Fazer isso em paralelo com um transplante de coração e um de fígado eleva a complexidade a um patamar inédito. Graças a Deus e ao trabalho de todos e todas o transplante na Paraíba vem crescendo; vencendo obstáculos e desafios. Parabéns a todos os profissionais envolvidos”, destacou o médico.

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley reforça sua posição como pioneiro em transplantes na Paraíba há mais de 20 anos. O feito de realizar três transplantes de órgãos distintos simultaneamente — coração, fígado e rim — não apenas salva vidas, mas estabelece um novo patamar de capacidade e preparo técnico-científico para a medicina do estado.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: