VÍDEO: Lana Dantas revela que o Estado deve firmar convênio de R$ 150 mil mensais para o Laureano de Sousa
A ex-vereadora, principal responsável pela implantação do Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano em Sousa, revelou detalhes de encontro com o superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, em João Pessoa
A ex-vereadora Lana Dantas, figura fundamental para a implantação do Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, participou do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, nesta quinta-feira (6), para revelar alguns detalhes da visita do superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, ao Hospital Napoleão Laureano de João Pessoa, na quarta-feira (5). Lana e o vereador Marcio das Bancas (SD) estiveram na reunião que tratou de investimentos do Governo do Estado para o funcionamento das unidades do Laureano na Paraíba.
Desde que foi inaugurado em agosto de 2024, o Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano em Sousa ainda não apresentou condições plenas para realizar tratamento de quimioterapia em pacientes devido à falta de um equipamento conhecido como Capela de Fluxo. Em maio desse ano, o prefeito Helder Carvalho (PSB) assumiu o compromisso de que o Município vai adquirir o equipamento e realizar a cessão de uso do imóvel onde funciona o Centro. Mas, até agora, nenhuma dessas etapas foram executadas.
Lana Dantas e Marcio das Bancas se reuniram com Jhony Bezerra; com o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena; e com o diretor financeiro do Hospital, Carneiro Arnaud. Na pauta, a possibilidade de um convênio com o Governo do Estado para possibilitar o início do funcionamento dos atendimentos em Sousa. Segundo Lana, a estimativa é que a ajuda do Estado fique em torno de R$ 150 mil mensais.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Laureano e prefeito de Sousa chegam a acordo sobre prédio e equipamento para o Centro Oncológico
- VÍDEO: "Cajazeiras cumpriu, mas Sousa não cumpriu nada que foi acertado", diz diretor do Hospital Laureano
- VÍDEO: Diretor diz que Tyrone havia prometido doar imóvel para o Laureano em Sousa após inaugurar a reforma
“Fazendo esse convênio entre o Laureano e o Governo do Estado, que tem interesse de resolver a questão dos portadores de câncer, eu acredito que em breve o Laureano de Sousa vai funcionar”, disse a ex-vereadora no programa Olho Vivo.
Compromissos do Município
No dia 14 de maio deste ano, durante audiência com o presidente da Fundação Napoleão Laureano, o prefeito Helder Carvalho assegurou que o Município de Sousa se dispôs a adquirir o equipamento conhecido como Capela de Fluxo, necessário para realizar a quimioterapia, ponderando apenas a necessidade de obedecer ao tempo dos trâmites de licitação.
“Quem está com câncer não pode esperar dez meses. Todos os dias eu oro e peço a Deus que possa fazer com que doutor Elder entenda o sofrimento do povo e agilize. Ele fez esse compromisso e nós estamos aguardando”, ressalta Lana Dantas.

Jhony Bezerra (chefe da PB Saúde); Lana Dantas (ex-vereadora de Sousa); Carneiro Arnaud (diretor financeiro do Hospital Napoleão Laureano) e Marcelo Lucena (presidente da Fundação Napoleão Laureano) – Foto: Divulgação
A ex-vereadora, mesmo sem mandato atualmente, é vista pela população sousense como a principal liderança política na luta pelas pessoas com câncer. Ela própria afirma ter sido a responsável pela implementação do Centro Oncológico em Sousa.
“Todos sabem, não adianta querer tapar o sol com a peneira, quem levou o Laureano para Sousa foi Lana Dantas. Eu estou aguardando o funcionamento. Se a gente não vê nenhum serviço, continua vendo o sofrimento do povo, a gente não pode se calar, a gente tem que buscar, ninguém está fazendo politicagem. Eu nem sou mais vereadora, sou uma cidadã sousense, representante dos portadores de câncer, minha bandeira é a saúde”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário