VÍDEO: Lutando contra obesidade mórbida, sousense se prepara para cirurgia bariátrica pelo Opera Paraíba
Em 2024, uma reportagem da TV Diário do Sertão mostrou a realidade de Renan Mesquita de Oliveira, de 36 anos, ao lado da esposa, na cidade de Sousa
O paraibano Renan Mesquita de Oliveira, de 36 anos, morador da cidade de Sousa, no Sertão do estado, está internado no Hospital das Clínicas, em Campina Grande, se preparando para realizar um sonho necessário que pode mudar sua vida. Pesando 240kg, ele sofre com obsesidade mórbida e precisa se submeter a uma cirurgia bariátrica. O precedimento poderá ser realizado no próximo mês de novembro.
Em 2024, uma reportagem da TV Diário do Sertão mostrou a realidade de Renan ao lado da esposa. O casal mora em uma casa simples, alugada, na cidade de Sousa. Por causa da condição de saúde dele, apenas a mulher trabalha e ajuda a sustentar o lar.
Renan caminhava poucas vezes durante o dia, pois a dificuldade de locomoção e respiração era grande. Também foi orientado pelo médico a evitar maiores esforços físicos para não correr risco de sofrer infarto. Nesse cotidiano marcado por medo e incertezas, ele começou a pedir ajuda para realizar a bariátrica.
LEIA TAMBÉM:
Na reportagem, Renan explicou que desenvolveu ansiedade e depressão durante a pandemia de convi-19, o que ocasionou descontrole na alimentação. Em menos de dois anos, ele saiu de 90kg para quase 290kg. Ao se dar conta da gravidade da situação, ele procurou ajuda na rede pública de saúde e começou a ser acompanhado por um médico. O paciente se dedicou às exigências do protocolo pré-operatório para perder peso, e hoje está com 240 quilos. “Enquanto houver vida, há esperança para você restabelecer sua saúde e se recuperar em nome de Jesus”, disse Renan ao radialista Levi Dantas, do Blog do Levi.
“Meu plano é me recuperar, se Deus quiser; tentar manter um padrão de vida em que eu consiga regrar minha alimentação, que eu consiga manter sempre o equilíbrio para não engordar mais, e voltar a trabalhar e ter as funções, viver normalmente como antigamente”, ressaltou.
Precisando de suporte financeiro
A tão esperada cirurgia será conduzida pelo médico Eduardo Pachu, coordenador das cirurgias bariátricas do Opera Paraíba, programa do Governo do Estado, e tem previsão de ser realizada em novembro. Mas Renan precisará de ajuda para arcar com as despesas do pós-operatório. Para isso, ele disponibilizou o contato (83) 99374-1676.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário