VÍDEO: Dr. Jarques Lúcio realiza cirurgia inédita de ponta para retirar cálculos renais em criança de 5 anos
O médico cirurgião, que é natural de São Bento, liderou a equipe no procedimento bem0sucedido. Ele falou ao programa Olho Vivo sobre a satisfação de fazer a diferença nas vidas da criança e de seus familiares
A Unimed João Pessoa realizou um procedimento inédito na Paraíba, nesta quinta-feira (23). Uma criança de apenas 5 anos de idade foi submetida a uma cirurgia percutânea para a retirada de cálculos renais. O procedimento, considerado o mais moderno para esse tipo de problema, foi realizado no Hospital Pediátrico Unimed (HPU) e pela primeira vez em paciente com essa idade.
O cirurgião e urologista Jarques Lúcio, que liderou a equipe no procedimento, participou do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nesta sexta-feira, e falou sobre a satisfação de fazer a diferença nas vidas da criança e de seus familiares.
“Vencemos um desafio sob a bênção de Deus e o uso de tecnologia de ponta, podendo fazer a diferença na vida das pessoas, não só na criança – porque é um rim que está preservado e bem-, mas também para os pais e a família, porque quando a gente tem qualquer ente querido que está doente, a família toda sofre junto”, salientou o médico.
LEIA TAMBÉM:
A cirurgia foi feita através de uma incisão de um centímetro em uma região do corpo próxima ao rim e durou cerca de 30 minutos, sendo minimamente invasiva, o que possibilita uma recuperação mais rápida. A criança deve receber alta em até 24 horas após o procedimento.

Equipe da Unimed João Pessoa, liderada pelo cirurgião Jarques Lúcio, realiza cirurgia inédita de ponta para retirar cálculos renais em criança de 5 anos (Foto: Divulgação/Unimed-JP)
A primeira cirugia desse tipo na Paraíba em paciente abaixo de 18 anos de idade foi realizada pela mesma equipe, em novembro do ano passado, em uma criança de 12 anos. Dr. Jarques Lúcio ressalta que existem cuidados específicos quando o paciente é criança. “São particularidades que exigem mais cuidado ainda. Mas, graças a Deus, transcorreu tudo bem. É o segundo caso na Paraíba e o segundo caso que nossa equipe faz com sucesso”.
O médico aproveita para enfatizar o conselho sobre a importância de uma boa alimentação e da prática de atividades físicas para evitar esse problema. “Quanto mais industrializado e processado aquele alimento, maior o impacto na formação de cálculo urinário. Tem um impacto muito grande na vida adulta, mas na criança também está tendo. Por isso a gente vê notícias de aumento de cálculo na população geral, e um dos motivos se dá pela dieta mais industrializada, o sedentarismo e, claro, não cuidar da saúde proativamente”.
O Hospital Pediátrico é uma unidade de alta complexidade que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa. A estrutura contempla pronto atendimento 24 horas, unidade de internação clínica e cirúrgica, UTI pediátrica, Centro Cirúrgico, Unidade de Radiologia Pediátrica e lactário.
A equipe assistencial é formada por pediatras, cirurgiões, anestesiologistas, intensivistas e radiologistas, além de uma equipe multidisciplinar também especializada na área pediátrica.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário