header top bar

section content

VÍDEO: Especialista explica o que é ecocardiograma fetal, indicação e a importância de diagnósticos precoce

Dr. Pedro Henrique Caldas, especialista em ultrassonografia, detalha o exame especializado que permite a avaliação detalhada do coração do feto ainda no útero da mãe

Por Priscila Tavares

21/10/2025 às 20h38

O programa Olho Vivo desta terça-feira (21) recebeu o médico Dr. Pedro Henrique Caldas, especialista em ultrassonografia, para falar sobre a importância do exame na medicina diagnóstica moderna, com foco na prevenção do câncer de mama e na saúde fetal.

Em entrevista, o médico detalhou o papel fundamental do Ecocardiograma Fetal, esclarecendo quando o procedimento é indicado. Trata-se de um ultrassom especializado que permite a avaliação detalhada do coração do feto ainda no útero.

O Dr. Pedro Henrique Caldas explicou que o exame, embora essencial para gestações de alto risco e pacientes com histórico familiar de cardiopatia, também deve ser visto como um procedimento de rotina.

“Ele [Ecocardiograma Fetal] é um exame indicado nas pacientes de alto risco, nas pacientes que têm histórico familiar de cardiopatia, mas também é indicado nas pacientes de baixo risco, é um exame indicado de rotina, porque a maioria dos defeitos cardíacos nós identificamos nessa população de baixo risco”, destacou.

Segundo o especialista, o exame é uma ultrassonografia focada no coração do feto, capaz de analisar possíveis defeitos cardíacos, alterações valvares, arritmias e sopros. “Fazemos um detalhamento bem feito do coração fetal”, afirmou.

O principal benefício apontado é o diagnóstico precoce de cardiopatias, o que melhora drasticamente o prognóstico da criança.

“Esse diagnóstico precoce das cardiopatias faz uma diferença grande no prognóstico de crianças com defeitos cardíacos. A gente consegue fazer um planejamento, um programa terapêutico para encaminhar essa paciente, para essa paciente ter seu bebê num serviço terciário, com suporte para avaliação pós-natal, UTI neonatal e as vezes cirurgias cardíacas ainda em estágios iniciais pós-natal”, reforçou o Dr. Pedro Henrique.

O diagnóstico antecipado, segundo ele, permite que o parto seja planejado de forma eficaz, garantindo uma equipe preparada e específica para atender o recém-nascido portador de cardiopatias.

Dr. Pedro Henrique Caldas, especialista em ultrassonografia (Foto: Diário do Sertão)

Serviço:

O médico ultrassonografista Dr. Pedro Henrique Caldas atende no Espaço Saúde, localizado na Rua Francisco Décio Saraiva, 405, Centro, Cajazeiras-PB. Agende uma consulta: (83) 9 9950-3592.

Assista a entrevista completa:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: