Patos registra terceira doação de múltiplos órgãos do Sertão, salvando cinco vidas no estado da Paraíba
Até o momento, em 2025, a Paraíba já contabilizou 172 transplantes, de múltiplos órgãos é a 32ª doação do ano

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na tarde da última quinta-feira (25), a terceira doação de múltiplos órgãos do Sertão e a 32ª doação do ano em todo o estado.
O procedimento ocorreu no Hospital Regional de Patos e possibilitou a captação de fígado, rins e córneas, beneficiando cinco pacientes que aguardavam na lista de espera por um transplante.
O doador tinha 48 anos e teve a morte encefálica confirmada após uma hemorragia cerebral. A família concedeu autorização para a doação dos órgãos.
Para garantir a celeridade do processo, a equipe de captação de órgãos foi deslocada de João Pessoa para Patos com o apoio de uma aeronave do Governo da Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
A operação envolveu as equipes do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), garantindo agilidade no transporte da equipe médica e no encaminhamento dos órgãos.
Antes do início da cirurgia, foi realizado o ‘cortejo da vida’, em homenagem ao doador e seus familiares. Profissionais do hospital formaram um corredor humano entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o centro cirúrgico, acompanhado de aplausos em reconhecimento ao gesto de doação.
Rafaela Dias, diretora da Central Estadual de Transplantes, enfatizou a importância da decisão familiar. Segundo ela, “esse gesto de amor vindo de uma família sertaneja reafirma a força da solidariedade do nosso povo. Graças à decisão deles, cinco pessoas terão a chance de recomeçar. Nosso trabalho só é possível porque famílias, em um momento de dor, conseguem transformar a perda em esperança para outros. Esse é o verdadeiro sentido da doação de órgãos.”
Até o momento, em 2025, a Paraíba já contabilizou 172 transplantes. O número de pessoas que aguardam por uma doação no estado é de 806.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário