header top bar

section content

Hospital Regional de Patos registra primeira captação de coração no Sertão, um marco para saúde na Paraíba

A doação foi feita pela família de uma mulher de 40 anos, vítima de um AVC, que também autorizou a captação de outros órgãos

Por Priscila Tavares

06/09/2025 às 10h36 • atualizado em 06/09/2025 às 10h39

Captação de órgãos no Hospital Regional de Patos (Foto: Ascom)

Em um marco para a saúde pública da Paraíba, a Central Estadual de Transplantes realizou a primeira captação de um coração no Sertão do estado, no Hospital Regional de Patos.

A doação, feita por uma paciente de 40 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), beneficiou seis pessoas, que receberam, além do coração, o fígado, os rins e as córneas.

Este feito é um passo importante para a saúde no interior, já que, antes, procedimentos como esse só eram feitos em Campina Grande e João Pessoa. A iniciativa foi possível graças à qualificação da equipe local e à aquisição de duas aeronaves pelo Governo do Estado, que facilitaram a logística de transporte.

Coração captado no Hospital Regional de Patos (Foto: Ascom)

A doadora e sua família foram homenageadas com o ‘cortejo da vida’ em reconhecimento a esse ato de generosidade.

Até o momento, a Paraíba já registrou nove doações de coração em 2025. No total, foram 28 doações de múltiplos órgãos e tecidos, que resultaram em 150 transplantes. Atualmente, 817 pessoas ainda aguardam por um transplante no estado.

Captação de órgão realizada no Hospital Regional de Patos (Foto: Ascom)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: