header top bar

section content

VÍDEO: Pablo Leitão fala em ‘atendimentos de excelência’ após as obras no complexo hospitalar do HRC

O diretor técnico do Hospital Regional de Cajazeiras destacou, por exemplo, a construção do Hospital Materno-Infantil dentro do HRC, que irá ampliar s atendimentos de obstetrícia e pediatria

Por Luis Fernando Mifô

29/08/2025 às 16h55 • atualizado em 29/08/2025 às 16h58

O médico Pablo Leitão, atual diretor técnico do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), afirmou que os investimentos do Governo do Estado na reforma e ampliação do complexo hospitalar vão garantir serviços de excelência à população em breve.

Leitão destacou, por exemplo, a construção do Hospital Materno-Infantil dentro do HRC, que irá substituir a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo ampliando os atendimentos de obstetrícia e pediatria.

“As crianças vão ter um local adequado, de qualidade, para ter esse atendimento. Se tiver alguma urgência ou emergência, vai ter o eixo vermelho, o eixo amarelo, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, vamos ter esse atendimento completo para nossas crianças, como também na parte de obstetrícia, onde teremos atendimento extremamente qualificado, com quartos de pré-parto, de parto, puerpério, com a gestante tendo privacidade e qualidade no atendimento, com enfermeiras, obstetras, pediatras, fisioterapeutas, equipe completa prestando esse tipo de atendimento”, detalhou o médico.

Além do Materno-Infantil, o governo avalia a possibilidade de implantar um Centro de Hemodinâmica no HRC, demanda que foi solicitada durante plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE) em julho, sendo apresentada como uma das três prioridades do município.

Obras em andamento no complexo hospitalar do HRC (Foto: Diário do Sertão)

Obras no complexo hospitalar

O Governo do Estado está realizando uma série de intervenções estruturais no complexo de saúde do Hospital Regional de Cajazeiras, entre as quais a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, da UTI adulta e a construção do Hospital Materno-Infantil, onde era a antiga Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, que agora terá UTI Neonatal. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 22 milhões, incluindo as obras e a implantação de mais leitos.

A reforma e ampliação do HRC contempla inclusão de um Centro de Parto Normal com 5 salas de PPP e uma sala de estabilização com 2 leitos específicos para o Materno-Infantil; atualização da Central de Material e Esterilização (CME); aumento no número de leitos na UTI adulta, que passou de 9 para 10; implantação de UTI Neonatal com 10 leitos; ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), que passou de 5 para 10 leitos; introdução de 5 leitos de UCINCA (mãe canguru); e expansão dos leitos de enfermaria de 19 para 28.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: