VÍDEO: Secretaria de Saúde adota medidas e consegue desinterditar CME do Hospital Regional de Cajazeiras
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, explicou que a SES realocou equipamentos da CME do Centro Cirúrgico para o espaço solicitado pelo Coren-PB e agora o setor atende a todos os critérios de pleno funcionamento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) adotou as medidas apontadas pelo Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) e conseguiu desinterditar nesta quarta-feira (16) as atividades de enfermagem da Central de Material e Esterilização (CME) do Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). Já as atividades de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto serão desinterditadas em, no máximo, dez dias, quando alguns pacientes que já estavam internados no setor receberem alta.
No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, explicou que a SES realocou equipamentos da CME para o espaço solicitado pelo Coren-PB e agora o setor atende a todos os critérios de pleno funcionamento.
No caso da UTI, a Secretaria de Estados da Saúde pediu um prazo de mais dez dias para fazer o isolamento do setor, pois antes é necessário que os pacientes que já estavam internados recebam alta.
Segundo o relatório da fiscalização do Coren-PB, o fluxo de trabalho na CME estava comprometido pela divisão física do setor, que obrigava o transporte manual dos materiais por um trajeto extenso, com rampas e trechos ao ar livre, expostos à poeira e ao vento. Com a realocação do autoclave e outros equipamentos, esse problema foi sanado pela SES.
“Eu reafirmo que nós não vamos mais ter prejuízos com os pacientes; e os pacientes que precisam de terapia intensiva – assim como nós fizemos na última semana – terão suporte da UTI de Sousa, da UTI de Cajazeiras e outras unidades de UTI do Estado”, disse o secretário Ari Reis.
“No momento que a alta for realizada – já temos previsão para alguns pacientes nos próximos dias -, nós faremos essa intervenção imediata, chamaremos o Coren para uma nova visita, e nessa nova visita teremos também a desinterdição da UTI”, garantiu o gestor.
Obra no complexo hospitalar
Devido a uma grande obra de reforma e ampliação pela qual está passando o complexo de saúde do Hospital Regional de Cajazeiras, a Central de Material e Esterilização do Centro Cirúrgico e a UTI estão funcionando em instalações provisórias. Segundo o secretário Ari Reis, a previsão de entrega das primeiras fases da obra é para o início do primeiro semestre de 2026.
“Nós seguimos com o cronograma normal da obra e conseguimos realocar nessa estrutura provisória a CME dentro do Centro Cirúrgico e vamos ter uma rotina habitual, tanto do hospital como da nossa obra”, finalizou o secretário.
A presidente do Coren-PB, Rayra Beserra, se manifestou destacando os avanços que possibilitaram a desinterdição. “A celeridade na resolução dos problemas na CME evidencia o compromisso do hospital em cumprir as exigências do Coren-PB, viabilizando o rápido retorno da população da região ao atendimento”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário