VÍDEO: Com redução de dores e mais qualidade de vida, medicina regenerativa vem ganhando espaço, diz médico
Em Cajazeiras, a clínica Ortop se destaca com pioneirismo nos tratamentos ortopédicos por meio da medicina regenerativa, e Dr. Jamacir Moreira é um dos responsáveis por fazer com que esse tratamento ganhe adeptos
Reduzir pontualmente dores crônicas e traumáticas possibilita uma melhora na qualidade de vida que o paciente jamais imaginaria em tão pouco tempo. Essa é a principal função da medicina regenerativa, que atua restaurando a função de tecidos e órgãos danificados ou perdidos. Ela faz isso através de terapias que estimulam os mecanismos de reparo do corpo ou que usam células-tronco, engenharia de tecidos ou terapia gênica.
Problemas ortopédicos como artroses, hérnias de disco, tendinites, lesões da cartilagem, bursites, rupturas de tendões e atraso de consolidação de fraturas são algumas das principais demandas dos profisisonais que atuam nessa área.
Em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, a clínica Ortop vem se destacando com pioneirismo nos tratamentos ortopédicos por meio da medicina regenerativa. Com pós-graduação em São Paulo, o médico Dr. Jamacir Moreira é um dos responsáveis por fazer com que esse tipo de tratamento ganhe cada vez mais adeptos no Sertão paraibano.
LEIA TAMBÉM:
Ele explica que a medicina regenerativa, ao reduzir e controlar dores ainda no consultório, pode evitar a hospitalização precoce do paciente, possibilita que ele volte a praticar atividades físicas e, assim, melhora sua qualidade de vida. “Isso vem me trazendo muita felicidade e uma realização pessoal, porque conseguir resolver uma dor de forma rápida, segura e eficiente é muito gratificante”, destaca o médico.
“Os procedimentos hospitalares sempre existirão. Os procedimentos cirúrgicos sempre serão indicados e realizados. É natural que uma artrose de joelho, uma osteoartrite de joelho, ela evolua ao longo dos anos para um procedimento cirúrgico. Só que não necessariamente o paciente precisa sofrer até chegar o dia da cirurgia”, acrescenta.
Algumas opções de tratamento na medicina regenerativa incluem viscossuplementação; plasma rico em plaquetas; aspirado de medula óssea; membrana de colágeno; transplante autólogo de condrócitos, entre outras.
“Hoje em dia, com as técnicas modernas e seguras, a gente consegue fazer com que esse meio entre o paciente ter sido diagnosticado e chegar a um procedimento cirúrgico – se for necessário -, você consegue deixar com que ele mantenha suas atividades de vida diária, até praticar atividades físicas, fortalecer musculatura, ter uma boa noite de sono, controlar ansiedade, fazer caminhada, academia, com o mínimo de dor, com a dor controlada”, reitera o médico.
Dr. Jamacir explica, no entanto, que não se trata de cura, mas de redução de dores visando a melhoria da qualidade de vida do paciente. “Vou dar uma janela de oportunidades para ele. Ou seja, se eu precisava que o paciente perdesse peso, como é que ele ia perder peso se ele tinha dor no joelho? Eu tiro a dor do joelho e ele vai conseguir fazer caminhada, academia, vai ter alguns meses de efeito da medicação e vai conseguir perder peso. Perdendo peso, ele já me ajuda no controle da dor. É um feedback positivo”, ressalta.
Onde fica
Quem quiser conhecer os tratamentos da medicina regenerativa em Cajazeiras, ela é feita na clínica Ortop, localizada na Rua Tabelião Antônio Holanda, em frente ao Hospital Regional de Cajazeiras. Para saber mais: o pergil no Instagram é https://www.instagram.com/clinicaortop/.
ENTREVISTA COMPLETA
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário