header top bar

section content

VÍDEO: No Método Científico, médica explica qual idade correta para 1ª consulta ginecológica

Drª Aline Christine Camelo falou sobre vários sub-temas como anticoncepcionais, infertilidade, HPV, tipos de câncer, Endometriose, Mioma Uterino e vários outros

Por Luiz Adriano

16/08/2024 às 17h26 • atualizado em 16/08/2024 às 17h57

Em mais uma edição do programa “Método Científico”, na TV Diário do Sertão, que é apresentado em formato de podcast pelo médico anestesista, Dr. Saulo Viana, a médica ginecologista Drª Aline Christine Camelo discorreu sobre o tema: Saúde da Mulher.

A profissional explicou sobre a idade ideal para a primeira consulta ginecológica e qual seria a finalidade desse primeiro contato com um profissional. Drª Aline esclarece que a partir da primeira menstruação a jovem já deve procurar um profissional médico da área de ginecologia, para uma consulta com finalidades de orientação e conhecimento das mudanças que o seu corpo apresentará na virada de faixa etária.

Ela também destacou qual é o papel da família em buscar levar as jovens meninas ao médico ginecologista no início da adolescência. Conforme a médica, apesar de para alguns ainda ser um tabu, a melhor forma de buscar orientação e prevenção é procurando um profissional médico da área, que irá orientar e trazer informações corretas que ajudarão as jovens na preparação para a mudança de idade.

VACINA HPV

Um ponto de extrema importância que foi falado durante a entrevista, foi em relação à vacina contra o HPV.

Drª Aline enfatiza que o melhor momento para aplicar a vacina é justamente na faixa etária de 9 aos 14 anos, o que pode vir a prevenir de forma bastante eficaz o câncer de colo uterino no futuro.

FASE ADULTA

Em relação à saúde da mulher na fase adulta, foram abordados temas como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como prevenir e se proteger e o que são tais doenças.

ANTICONCEPCIONAIS

Os métodos contraceptivos também foi um sub-tema abordado pela ginecologista. Ela citou o anticoncepcional convencional e os métodos de contracepção mais modernos, os anticoncepcionais implantáveis. A médica deu o exemplo do IMPLANON, que é implantado no braço e podem ter ação de contracepção por até três anos com estudos mostrando que ele pode ser até mais efetivo que a própria ligadura.

Ela destacou as vantagens e desvantagens de cada um, esclareceu pontos também sobre a implantação, manutenção e possíveis consequências do uso de dispositivo intrauterino, mais conhecido como D.I.U.

OUTROS SUB-TEMAS IMPORTANTES

Durante o bate papo que durou uma hora de podcast, Drª Aline ainda falou sobre Mioma Uterino, infertilidade, Endometriose, câncer e vários outros assuntos importantes.

Drª Aline Christine Camelo é natural de Maceió-AL e há 4 anos atua em João Pessoa com especialidades em Ginecologia e Obstetrícia. Saiba mais sobre a profissional acessando seu Instagram.

Drª Aline Christine Camelo no Método Científico – Foto: TV Diário do Sertão

Acompanhe a entrevista completa no vídeo que está no topo da matéria.

O programa “Método Científico” é apresentado toda quinta-feira a partir das 16h na TV e Rede Diário do Sertão.

O APRESENTADOR

Saulo Viana é médico e apresenta o programa “Método Científico” na TV e Rede Diário do Sertão – Foto: TV Diário do Sertão

Saulo Viana é colunista do Diário Saúde, onde fala de assuntos relacionados ao tema. O médico tem 44 anos, é natural da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, médico pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) com residência em Anestesiologia pelo Hospital de Base do Distrito Federal.

Atualmente ele trabalha no Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB; no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, também em João Pessoa, e na rede privada.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: