VÍDEO: Médica explica ‘dívida imunológica’ que ficou após isolamento durante pandemia da Covid-19
Emmanuelle Lira, tem constatado que diversos vírus responsáveis por crises respiratórias e demais sintomas comuns entre eles se tornaram mais agressivos nos últimos anos, sobretudo após a pandemia da Covid-19
A médica pediatra Emmanuelle Lira, com mais de 20 anos de experiência no atendimento a crianças, tem constatado que diversos vírus responsáveis por crises respiratórias e demais sintomas comuns entre eles se tornaram mais agressivos nos últimos anos, sobretudo após a pandemia da Covid-19.
Ela fala de uma ‘dívida imunológica’ que ficou após o isolamento da pandemia da Covid-19.
“A gente se trancou dentro de casa, ninguém tinha mais convivência com ninguém e com isso a gente passou aquela época. Com isso a gente teve, meio que parada, os vírus- eu digo assim: eles estavam esperando na esquina só para atacar quando a gente saísse – então, virou uma dívida imunológica, a gente estava ‘devendo’ aqueles vírus”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Ela relembrou ainda, que na primeira flexibilização do isolamento houve uma onda de doenças respiratória em uma época que não é comum se ter.
“A gente não teve aqueles vírus porque estávamos trancados, tanto que no ano que abriu, a gente abriu de agosto para setembro de 2020 e fechou de novo porque em novembro estava todo mundo gripado e quem já viu gripe em novembro?”, questionou.
Emmanuelle ressalta que no mês de novembro outros tipos de doenças aparecem, principalmente relacionadas com a pela, mas em 2020 muito casos de gripe foram registrados. Segundo a médica, os vírus ficarm mais fortes após a pandemia, devido a essa janela onde todos estavam isolados.
“Não só eles ficaram mais fortes como a interação da gente com eles ficou prejudicada e aí a gente meio que ficou ‘devendo’ aquela exposição a mais. Então, se você ia se expor em março, abril, maio, juntou tudo e se expôs de outubro para novembro”, destacou.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário