header top bar

section content

VÍDEO: Jr. Araújo confirma que UPA de Cajazeiras vai atender apenas crianças, mas cobra ajuda do Município

Secretaria de Estado da Saúde (SES) já mobilizou uma equipe para fazer as adaptações necessárias na Unidade de Pronto Atendimento para que ela atenda exclusivamente a demanda pediátrica

Por Jocivan Pinheiro

22/05/2023 às 17h42 • atualizado em 22/05/2023 às 17h45

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB), no programa Olho Vivo desta segunda-feira (22), confirmou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já mobilizou uma equipe para fazer as adaptações necessárias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras para que ela atenda exclusivamente a demanda pediátrica, enquanto que os adultos serão atendidos no Hospital Regional (HRC). A expectativa é que a equipe de engenharia esteja em Cajazeiras já nesta semana para iniciar os estudos para as adaptações.

“Os assessores do setor de engenharia da Secretaria Estadual de Saúde já estão se dirigindo à cidade de Cajazeiras, no máximo até a próxima quarta-feira, para que possa buscar os ajustes necessários para que possa adaptar de maneira que dê um melhor atendimento a essas crianças”, assegurou.

Júnior pediu às famílias que vacinem as crianças e que os adultos também atualizem o quadro de imunização contra viroses. “É uma síndrome que tem alcançado todos os lares, é importante que as mães possam intensificar a vacinação das crianças e a sua vacinação pessoal para que possa tentar ser um obstáculo a mais dessa síndrome chegar às crianças”.

O deputado cobrou mais empenho do Munícipio para que os Postos de Saúde da Família (PSF) também atendam casos pediátricos de menor gravidade. “É importante que o município da cidade de Cajazeiras possa fazer a sua parte, que possa fazer a abertura dos postos de saúde que se encontram fechados. O município tem que cumprir com a atenção básica no atendimento às crianças, daqueles casos que podem ser atendidos nos postos de saúde, para que não possa ficar sufocando a própria UPA, que passará a ficar de maneira exclusiva”.

Ele também salientou que o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) deve deixar mais ‘claro’ qual o papel da instituição para ajudar a rede de saúde a enfrentar essa crise. “Eu mesmo, quando criança, fui atendido no Hospital Júlio Bandeira. Naquela oportunidade se chamava ainda Hospital Infantil. Mas é importante que o hospital universitário possa entender que dentro de todo esse contexto, ele tem um papel importante para que possa não apenas jogar toda responsabilidade sobre as costas do Governo do Estado da Paraíba”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: