VÍDEO: “Quem tomou a vacina e teve contato com o vírus só apresentou sintomas leves”, explica médico
Daniel Beltrammi explica as reações das vacinas contra o coronavírus e motiva população a receber o imunizante
O médico sanitarista Daniel Beltrammi, que é secretário executivo de Saúde do Estado da Paraíba, explicou que sintomas como febre, dor de cabeça ou algum desconforto no corpo após a primeira dose da vacina contra o coronavírus são comuns, passam depois de dois ou três dias e que não deve desanimar a população para tomar a segunda dose do imunizante. O médico esclareceu que os sintomas normalmente são mais leves na segunda dose.
“Você talvez pôde perceber que após receber a primeira dose, os primeiros sintomas que apareceram, em dois ou três dias eles terminaram. Talvez o local da picada ficou dolorido por mais tempo. Esses sintomas não devem desanimar para tomar a segunda dose, os efeitos normalmente são muito mais leves”, explicou Daniel.
A segunda dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada. O prazo correto para o recebimento do imunizante é de 28 dias para quem recebeu a Coronavac e 90 dias para quem recebeu a AstraZeneca ou Pfizer.
VEJA TAMBÉM
Paraíba recebe mais de 10,5 mil vacinas da Pfizer para aplicar em quatro grupos
Beltrammi ressaltou também o cuidado com as fake news em relação ao imunizante. “Se você está recebendo várias notícias das vacinas, dizendo que as vacinas não te protegem, ou que você não deve tomar, eu peço que você olhe para o lado. As pessoas que já tomaram a vacina, e em um prazo de 14 dias entraram em contato com o Coronavírus, só apresentaram sintomas leves da doença.”, esclareceu o médico.
O secretário finalizou pedindo para que, mesmo após a vacinação, os cuidados básicos continuem sendo tomados: “Mesmo após a vacinação, por favor, não deixe de usar a máscara. E também, não se aglomere. Não é momento de encontrar pessoas que não morem ou trabalhem com você.”, pediu Daniel.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário