header top bar

section content

Estudo que faz parte de TCC de aluna da UFPB busca evidências de remédio natural contra Covid-19

A intenção do estudo é encontrar evidências para criar um remédio à base de plantas que amenize os sintomas da Covid-19 e estimule a imunidade do paciente

Por Jocivan Pinheiro

11/07/2020 às 15h35 • atualizado em 11/07/2020 às 15h51

Intenção é criar remédio natural que amenize os sintomas da Covid-19 (Foto: Divulgação/UFPB)

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus da cidade de Bananeiras, está tentando descobrir evidências de que a Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, pode ser tratada com remédios naturais à base de plantas medicinais e aromáticas.

O estudo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Ciências Agrárias Roberta de Lima, sob a orientação do professor Marcos Barros. A intenção, segundo ele, é encontrar evidências para criar um remédio natural que amenize os sintomas da Covid-19 e estimule a imunidade do paciente. Se forem encontrados indícios da eficácia, eles serão apresentados à comunidade científica, aos governos e à sociedade.

“Essas estratégias poderão resultar em alguma medida comunitária concreta que sirva para mitigar os efeitos maléficos da doença, evitar mais transmissões, reduzir os impactos do surto e apoiar medidas de controle”, destaca o professor Marcos Barros.

VEJA TAMBÉM: OMS quer mais evidências sobre transmissão da Covid-19 pelo ar

Durante este mês de julho, a equipe está realizando uma pesquisa em que qualquer adulto pode participar preenchendo um questionário online que reúne perguntas sobre história de vida, saúde, hábitos e uso ou não de plantas medicinais. Quanto maior o número de voluntários por estado, maior será a segurança e fidelidade das informações coletadas com a realidade.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: