VÍDEO: Médico diz que o procedimento de isolamento após surgirem sintomas da Covid-19 está errado
Segundo Venilton Holanda, o PCR deveria estar sendo realizado nos três primeiros dias após os sintomas para evitar agravamento de problemas nos pulmões
O médico cirurgião vascular Venilton Holanda afirmou que o procedimento de isolamento de pacientes após surgirem os primeiros sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está errado.
Normalmente as pessoas são orientadas pelas secretarias de saúde a permanecerem isoladas em casa por, pelo menos, oito dias após o surgimento dos primeiros sintomas da doença. Após isso é que elas devem realizar o teste.
No entanto, segundo o médico Venilton Holanda, o PCR – exame que detecta o novo coronavírus – deveria estar sendo realizado nos três primeiros dias após os sintomas para evitar que a pessoa só procure uma unidade hospitalar quando seu quadro clínico avançou para uma embolia pulmonar, o que, segundo ele, é quase sempre fatal.
“É aí que salva vida. Diagnosticou até o quinto dia, salva a vida da pessoa. Mas mandar para casa, ficar quinze dias. No vigésimo dia o pulmão está acabado, corre e vai direto para a UTI. Fazer o quê?”, disse o médico.
Venilton Holanda falou ainda que os prefeitos deveriam estar bancando a realização de PCR com verba federal. Mas, segundo ele, o que está acontecendo é subnotificação de testes.
VEJA TAMBÉM
Governador João Azevêdo anuncia mais 21 novos leitos de UTI para os hospitais de Patos e Cajazeiras
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário