VÍDEO: Farmacêutica explica quais são as principais medidas para se proteger do coronavírus no dia a dia
A esteticista que também é farmacêutica, Talita Braga destacou a importância das pessoas adotarem medidas de limpeza no combate a Covid-19
O programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão desta quarta-feira (19) recebeu a Dra. Talita Braga, farmacêutica pós- graduada em Saúde Pública e Estética; mestranda em Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC e professora do curso de Farmácia da Faculdade Santa Maria em Cajazeiras, para debater sobre assuntos relacionados ao uso do álcool em gel a 70 e máscaras como medida para evitar a infecção do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com Talita Braga as pessoas precisam ter consciência da importância de manter as mãos limpas, utilizando, água, sabão e álcool gel neste período, uma vez que ela que seria o contato principal para transmitir o vírus.
“A limpeza, com um pano, água, sabão e detergente, por exemplo, remove até 95% a carga de micro-organismos de um objeto; já a desinfecção, com cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, tira maior parte deles, perto de 98%, enquanto a esterilização, com autoclave, elimina 100% de bactérias. As pessoas precisam entender que não é somente o álcool em gel que higieniza as mãos”, ponderou.
Talita também explicou a diferença entre o álcool a 70 para os demais e destacou a possibilidade de acrescenter ao álcool em gel fragrâncias agradáveis.
“O álcool a 70 realiza a desnaturação da proteína e consegue remover a capa de gordura das mãos, fazendo a remoção das bactérias e de todos os vírus e podemos fazê-lo perfumado”, disse.
A farmacêutica também mostrou de forma prática qual a forma correta de fazer a higienização das mãos utilizando o álcool em gel ou líquido.
VEJA MAIS:
Diário do Sertão lança portal com informações sobre o coronavírus e aumenta grade de jornalismo na TV
VÍDEO: HRC restringe visitas, suspende cirurgias eletivas e ampliará UTI para combater o coronavírus
VÍDEO: Dona de farmácia explica por que preços de álcool em gel e máscara aumentaram drasticamente
VÍDEO: Estoques de máscaras e álcool em gel esgotam em farmácias na cidade de Sousa
VÍDEO: Reveja a cobertura sobre o combate ao coronavírus no programa Olho Vivo
Diante do desabastecimento do comércio local de álcool em gel, a Faculdade Santa Maria em parceria com a Bella Manipulados Farmácia de Manipulação realizou a compra da matéria prima em larga escala para realizar a produção de álcool em gel para abastecer setores que necessitam do produto. Todo material de designer do produto para realizar a distribuição foi confeccionado pela Edsigner, empresa da cidade de Cajazeiras.
”Ana Goldfarb, diretora da Faculdade Santa Maria, me ligou e se prontificou a realizar a compra das matérias-primas, diante desta crise. Abri meu espaço, meu maquinário e as portas da minha empresa para realizar a produção. Foram 200 litros de álcool para fazermos a produção de mais de 200 quilos de álcool em gel que iremos distribuir a nossa comunidade de forma cuidadosa e educativa. Nossa prioridade é entregar nas unidades de saúde, abrigos de idosos, ao hospital e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enfim, iremos distribuir para quem realmente precisa nesse momento”, disse.
Talita Braga também é sócia proprietária da Bella Manipulados Farmácia de Manipulação e da Talita Braga Clínica de Estética.
O PROGRAMA
Para ouvir pela Rede Diário de Rádios:
• Rádio Sousense 87 FM (Sousa)
• Rádio Cidade FM 104 FM (Cajazeiras)
• Rádio Barrozo 89 FM (Cajazeiras)
• Rádio Nativa 87 FM (Piancó)
• Rádio Poço Dantas 104 FM (Poço Dantas)
• Rádio Capivara 104 FM (Uiraúna)
• Rádio Santana 87 FM (Santana dos Garrotes)
• Rádio Conceição 104 FM (Conceição)
• Rádio Mariana 104 FM (Triunfo)
Para assistir pela TV Diário do Sertão
Para as cidades de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Conceição, Bonito de Santa Fé, Itaporanga e Triunfo, pela TV a cabo, Netline HDTV, canal 03.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário