header top bar

section content

HUJB emite série de medidas contra o coronavírus; visitas específicas foram suspensas e outras restritas

As medidas são para evitar a disseminação da Covid-19 entre empregados, pacientes e visitantes

Por Luis Fernando Mifô

19/03/2020 às 10h41 • atualizado em 19/03/2020 às 10h43

Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) em Cajazeiras

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, através do Comitê de Operações Emergenciais (COE – Ebserh/HUJB), emitiu uma série de medidas a serem adotadas dentro da unidade de saúde como forma de combater o coronavírus.

Entre as medidas estão a suspensão de todas as visitas na Unidade de Pronto Atendimento e aos pacientes em isolamento, restrição da presença de acompanhantes com 60 anos ou mais e/ou imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, gestantes ou lactantes; recomendação para a permanência de apenas um acompanhante na recepção do Pronto Atendimento para evitar aglomeração de pessoas, entre outras.

VEJA TAMBÉM

Duas crianças dão entrada no HUJB com suspeita de H1N1 e também farão teste para coronavírus

As medidas se baseiam na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Portaria nº 188 do Ministério da Saúde que declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) por conta da epidemia da Covid-19.

“A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença entre empregados e a proteção da coletividade”, justifica o hospital em comunicado.

Confira as medidas

1. Visitas:

– Suspender todas as visitas na Unidade de Pronto Atendimento do HUJB;

– Manter um visitante por dia para os pacientes internados em enfermarias, desde que não apresente sintomas respiratórios;

– Nos casos de pacientes em isolamento não serão permitidas visitas.

2. Acompanhantes:

– Manter um (01) acompanhante por paciente para as situações previstas em lei;

– Evitar rodízios de acompanhantes, exceto em situações de extrema necessidade;

– Restringir presença de acompanhantes com sessenta anos ou mais e/ou imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, gestantes ou lactantes.

3. Pessoas na recepção do Pronto Atendimento:

– Recomendar a permanência de apenas um (01) acompanhante na recepção do Pronto Atendimento para evitar a aglomeração de pessoas;

– Ampliar as orientações aos usuários quanto a necessidade de procurar atendimento somente em casos de extrema necessidade.

4. Atendimento ambulatorial:

– Suspender os atendimentos ambulatoriais eletivos a partir do dia 19/03/2020. Só serão mantidos novos agendamentos de consultas, retornos, exames e procedimentos eletivos em situações excepcionais, que possam causar prejuízos imediatos e risco à vida do paciente. Nesses casos, o agendamento será por hora marcada;

– Os atendimentos suspensos serão posteriormente reagendados.

5. Cirurgias eletivas:

– Suspender os agendamentos de novos procedimentos cirúrgicos eletivos a partir desta data.

6. Atividades de ensino:

– Suspender todas as atividades acadêmicas, como estágios dos diferentes cursos, atividades de extensão e de pesquisa.

7. Reuniões e capacitações:

– Suspender todas as reuniões e capacitações presenciais que não estejam relacionadas a COVID19. Nestes casos, recomendar o máximo de 10 pessoas, respeitando a distância de 1,0 metro entre os presentes.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: