header top bar

section content

VÍDEO: Audiência na Câmara de Cajazeiras discute ampliação do teste do pezinho na rede pública de saúde

A lei do deputado estadual Jeová Campos assegura às crianças nascidas em unidades de saúde públicas do Estado da Paraíba o direito a triagem neonatal ampliada

Por Jocivan Pinheiro

28/02/2020 às 15h07 • atualizado em 29/02/2020 às 08h19

Autoridades de saúde da região de Cajazeiras participaram, na manhã desta sexta-feira (28), de uma audiência pública na Câmara Municipal que tratou sobre a lei de autoria do deputado estadual Jeová Campos (PSB) que assegura às crianças nascidas em unidades de saúde da rede pública o direito a triagem neonatal (teste do pezinho) ampliada.

“Tem um custo? Tem. Dinheiro não cai do céu. Mas tem um detalhe: nós vamos prevenir que essa criança que tem uma doença rara viva numa UTI [Unidade de Terapia Intensiva], viva nos hospitais, viva sufocando a rede pública, porque, se precocemente tratada, em muitos casos a pessoa vai ter uma vida saudável”, explicou o deputado Jeová Campos.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a lei determina ainda que o teste do pezinho ampliado seja sempre realizado na alta hospitalar, independentemente das condições de saúde do recém-nascido.

VEJA TAMBÉM

Números de nascimentos e óbitos em 2019 diminuem em relação a 2018 no município de Cajazeiras

Mesmo com pré-natal correto, jovem diz que não esperava ganhar 1º bebê de 2020 em Cajazeiras

Mesa da Câmara de Cajazeiras durante audiência sobre teste do pezinho ampliado

Além disso, os resultados devem ser encaminhados aos pais ou responsáveis pela criança no prazo de 15 dias. O secretário disse que não há data definida para implantação do serviço.

“Com a ampliação desse teste nós teremos um custeio adicional de aproximadamente R$ 3 milhões, totalizando uma média de R$ 9 milhões por ano. Nós estaremos vendo com o deputado Jeová Campos no sentido de ter a fonte de financiamento para essa ampliação”.

Quem também participou da audiência foi o secretário chefe do Governo do Estado, o cajazeirense Junior Araújo.

“O fato de trazer as discussões pra fora da Assembleia Legislativa é algo muito importante também. Estamos no Alto Sertão da Paraíba, ponto extremo do nosso estado, conseguindo trazer diversas autoridades da área de saúde, então é uma ação muito importante que tem todo nosso louvor e apoio”, reforçou Junior.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: