header top bar

section content

VÍDEO: Médico fala sobre os índices de câncer do colo do útero em Cajazeiras e faz alerta para prevenção

Dr. Emídio Antônio de Araújo Neto afirmou que a prevenção deve ser feita de forma rotineira e obrigatória para que a doença possa ser diagnosticada logo no início

Por Tanammy Freire

10/01/2020 às 18h34 • atualizado em 10/01/2020 às 18h38

O câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum nas mulheres e a terceira causa de morte, segundo o médico ginecologista, obstetra e mastologista Emídio Antônio de Araújo Neto, que atende em Cajazeiras e Patos.

Por causa desse número alarmante, gestores e profissionais de saúde estão cada vez mais empenhados em aumentar a conscientização da população para a prevenção da doença, tanto em mulheres como em homens.

Na região de Cajazeiras, apesar dos novos casos, o ginecologista diz que os índices diminuíram e que isso só foi possível depois que a prevenção através do Teste de Papanicolau passou a ser obrigatória.

De acordo com Dr. Emídio, o câncer do colo do útero é uma doença mais comum em jovens e em pessoas mais pobres. Diante disso o médico elencou os fatores de risco da doença e disse que o principal causador desse câncer é o vírus HPV.

“Os fatores de risco são vários. O início precoce da prática sexual e múltiplos parceiros sexuais são alguns dos fatores causadores. Também é essencial tomar a vacina do HPV, pois o vírus é o maior causador dessa doença”, afirmou Dr. Emídio.

VEJA TAMBÉM

Médico tira todas as dúvidas sobre HPV, prevenção e tratamento do câncer do colo do útero

Quando a doença é diagnosticada, o médico diz que a paciente deve procurar o tratamento adequado. Segundo ele, existe três tipos de tratamentos: o cirúrgico, o radioterápico e o quimioterápico.

“O tratamento cirúrgico tenta combater a doença localizada, quando ainda está no início. Se a doença já tiver se espalhado para todo o organismo, é necessário fazer quimioterapia. A radioterapia é um tratamento mais regionalizado. A paciente, dependendo do diagnóstico, poderá fazer uso de um desses ou dos três em conjunto, vai depender do tipo e do grau de gravidade da doença”, disse o ginecologista.

SERVIÇO

Em Cajazeiras, Dr. Emídio Antônio de Araújo Neto atende na sua clínica localizada na Avenida Severino Cordeiro, nº 20, bairro Jardim Oásis. Os telefones são: (83) 3531-4856, 99639-7259 e 99123-7853.

Em Patos, ele atende no bairro Belo Horizonte. Os telefones são: (83) 3421-8981 e 99852-0183.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO 

Recomendado pelo Google: