header top bar

section content

Dermatologista alerta para cuidados com a pele durante o verão; entenda

Campanha nacional de prevenção à doença, conhecida como Dezembro Laranja, orienta sobre os cuidados com o sol durante a estação mais quente do ano

Por G1

26/12/2019 às 09h29

Dezembro é o mês da campanha nacional dedicada à prevenção do câncer de pele e, com a chegada do verão, que teve início no último domingo (22), é preciso redobrar os cuidados durante a exposição ao sol. Em entrevista ao G1, a dermatologista Isabela Peron Melhado falou sobre como curtir os dias de praia, piscina e sol, sem prejudicar a pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Quando descoberto no início, ele tem mais de 90% de chances de cura.

Todo ano o tema da campanha é renovado e, em 2019, a SBD decidiu falar sobre os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoce. Segundo a dermatologista, o câncer de pele pode se apresentar como uma ferida ou uma mancha e é preciso ficar atento.

“Pode ser uma ferida que não cicatriza, que coça, arde ou dói e, com relação às pintas, é preciso ficar atento àquelas com bordas irregulares, pintas que a pessoa nota que estão crescendo ou que têm cores diferentes”, explica Isabela.

Pessoas com a pele mais clara estão mais suscetíveis a ter câncer de pele e, também, quem já tem histórico da doença na família. Aqueles que não têm fator de risco devem fazer um check-up com o dermatologista anualmente. Já os que tem, devem comparecer ao médico uma vez a cada seis meses.

“É preciso reforçar também que a exposição ao sol tem efeito cumulativo na pele. A exposição solar sem proteção e várias queimaduras solares de primeiro grau ao longo da vida podem causar câncer de pele.”

Cuidados especiais em dias de sol forte são fundamentais para prevenir câncer de pele — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Como prevenir?

Protetor solar é a palavra-chave para quem deseja se expor ao sol sem correr riscos. Isabela explica que o produto ideal é aquele que tem Fator de Proteção Solar (FPS) de 30 para cima e o protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol.

“Muita gente esquece, mas é preciso reaplicar o protetor a cada duas horas ou, também, se houver transpiração excessiva. Se entrar no mar, o ideal é se secar e aplicar novamente logo em seguida.”

Outra medida preventiva, além do protetor, é usar sempre óculos de sol com proteção ultravioleta, indicado também para evitar a catarata, além de usar roupas com tecidos de algodão ou aqueles que já vem com proteção solar. O uso de chapéus e bonés também ajuda na prevenção.

“O uso do guarda-sol é essencial. Alguns são feitos com tecido que já possuem fator de proteção adicional mas, se não houver, o melhor é a base de algodão ou de lona e, de preferência, evitar se expor ao sol no período de maior radiação, entre 10h e 16h.”

Há ainda quem esqueça dos lábios, mas protegê-los também é muito importante. A dermatologista apontou que a parte inferior do lábio é uma região com alta incidência de câncer de pele.

“As pessoas esquecem de passar protetor labial, mas a boca também precisa ser protegida. No mercado há diversas marcas de batom com FPS. Couro cabeludo, orelha, nuca e dorso da mão também são áreas que pegam bastante sol e não podem ser esquecidas”, finaliza.

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/verao/2020/noticia/2019/12/26/dermatologista-alerta-para-cuidados-com-a-pele-durante-o-verao-entenda.ghtml

Recomendado pelo Google: