header top bar

section content

VÍDEO: Programa Xeque Mate fala sobre malária, hipertensão arterial e uso excessivo de medicamentos

O ponto auge do programa foi sobre o uso excessivo de medicamentos e a diferença entre genéricos, similares e os de referência

Por Henrique Nogueira

25/04/2019 às 10h39

O Xeque Mate, programa que vai ao ar todas as segundas-feiras e que é conduzido pelo apresentador Fernando Antônio, abordou essa semana temáticas importantes ligadas à saúde. Os convidados para o bate papo foram os bioquímicos e farmacêuticos Luciano Nóbrega e José Rildo Sobral, além do educador físico Dennyson Gama.

Durante a conversa os entrevistados puderam explanar sobre o que é a malária e como ela é transmitida, assim como quais as causas e os riscos da pressão arterial elevada. Ambos afirmaram que a prática frequente de atividades físicas e uma boa alimentação são os melhores meios de prevenção da hipertensão arterial que, segundo o Ministério da Saúde, atinge mais de 30 milhões de brasileiros.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Xeque Mate fala sobre a obesidade e médica endocrinologista tira dúvidas sobre a doença; Veja!

O ponto auge do programa foi sobre o uso de medicamentos e a diferença entre genéricos, similares e os de referência. Rildo Sobral e Luciano Nóbrega discorreram sobre a definição de cada um e tiraram dúvidas acerca de suas eficácias, além de alertarem sobre o uso excessivo.

Fernando Antônio criticou a prescrição imprudente de medicamentos que acabam causando malefícios à saúde do paciente.

O programa Xeque Mate retorna na próxima segunda-feira (29), às 19 horas, pela TV Diário do Sertão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: