GRAVE: Cajazeiras tem mais de 20 casos de tuberculose e mais de 40 de hanseníase
Segundo o jornal, a informação repassada pelo coordenador das doenças, da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro João Matias.
O município de Cajazeiras tem oficialmente 24 casos de tuberculose e 44 de hanseníase em tratamento. A informação foi do Jornal Gazeta do Alto Piranhas dessa semana.
+ Sobe para quatro presidiários de Cajazeiras com tuberculose; Direção anuncia prevenção
Segundo o jornal, a informação repassada pelo coordenador das doenças, da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro João Matias.
O jornal denuncia que Cajazeiras sempre apareceu nas primeiras colocações no estado em relação ao número de casos dessas duas doenças.
Segundo o coordenador, para começar a mudar a realidade a secretaria começou a fazer um trabalho forte fazendo buscativa e acompanhamento dos casos diagnosticados, pois uma das principais dificuldades para o tratamento é o abandono por parte do paciente.
A reportagem do Diário do Sertão tentou ouvir nesta segunda-feira (14), Henry Witchael, secretário da saúde, porém, sem êxito. No entanto deixamos o espaço, caso a Secretaria deseje se pronunciar sobre o assunto.
Tuberculose
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto, poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário