header top bar

section content

Relíquias de São João Bosco estarão domingo em CZ

A comunidade católica de Cajazeiras terá a oportunidade de ver as relíquias de São João Bosco, que está passando por vários lugares do Brasil. No próximo domingo (13), uma urna contendo os restos do braço direito do santo ficará durante todo o dia na Paróquia de São João Bosco. A urna chegou ao Brasil no […]

Por

28/01/2010 às 23h03

A comunidade católica de Cajazeiras terá a oportunidade de ver as relíquias de São João Bosco, que está passando por vários lugares do Brasil. No próximo domingo (13), uma urna contendo os restos do braço direito do santo ficará durante todo o dia na Paróquia de São João Bosco.

A urna chegou ao Brasil no dia 16 de novembro do ano passado, e vem fazendo uma longa peregrinação por todo o país, e já passou na última quinta-feira (28), pela Paróquia São Francisco de Assis, no bairro de Mangabeira VII; Paróquia Cristo Rei, em Mangabeira I; e Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro de Mangabeira VIII. Nesta programação ainda foi realizada uma procissão.

Peregrinação
Após os 122 anos da morte de São João Bosco, a peregrinação da urna é uma iniciativa do reitor-mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez, em preparação para o bicentenário de nascimento de Dom Bosco, que ocorrerá em 2015. A urna foi preparada para ser transportada pelo mundo inteiro e correr mais de 100 países ao longo de cinco anos, marcar as festividades dos 75 de canonização do Santo, e dos 150 anos dos Salesianos (Congregação fundada por Dom Bosco).

A mesma foi projetada pelo arquiteto italiano Gianpiero Zoncu, e é feita em alumínio, bronze e cristal, e após a sua peregrinação, voltará para a Itália.

Honra
A urna ficará durante toda a noite na Paróquia de São João Bosco, seguindo no dia 1º de fevereiro para a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. "É uma honra para nós recebermos as relíquias de Dom João Bosco. “É um fato histórico para Cajazeiras. Vamos viver intensamente este momento”, comentou satisfeito o administrador da Paróquia de São João Bosco, o Pe. Janilson Rolim.

Características da Urna
A urna é sustentada por quatro pilares nos quais se gravaram as datas relativas ao bicentenário (1815-2015), o escudo da Congregação Salesiana e o lema carismático de Dom Bosco: “Dêem-me almas e levem todo o resto”.

Os pilares são decorados para os lados da urna com quadrângulos mostrando semblantes de jovens dos cinco continentes. Incluindo a base, a urna mede 2,53m de comprimento, 1,00m de largura e 1,32m de altura. O peso total é de 530kg.

Festa de São João Bosco
A Paróquia de São João Bosco iniciou na quinta-feira da semana passada, (21), a programação da festa de São João Bosco que se estenderá até o dia 31 de janeiro. Durante todas as noites está sendo realizada na Praça Camilo de Holanda a Santa Missa presidida por um sacerdote convidado, e após as celebrações, o evento religioso está sendo animado com quermesse de bebidas, comidas típicas e música.

Programação para a chegada das relíquias
DIA 31 (Domingo): DIA DE SÃO JOÃO BOSCO
08h : Oração da Manhã na Matriz seguida da aposição da placa dos colaboradores e divulgação do resultado da apuração dos cofres das crianças.
17h: Recepção das Relíquias de Dom Bosco no início da Av. Comandante Vital Rolim, e arrastão pelas ruas de Cajazeiras seguida de Santa Missa presidida por Dom José Gonzáles na Praça Camilo de Holanda. Após a Missa haverá uma Vigília de Oração na Matriz durante toda a noite na presença das Relíquias.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: