header top bar

section content

VÍDEO: “Maria é corredentora com Cristo?”, teólogo explica sobre a fé católica acerca da mãe de Jesus

O teólogo Renato Abrantes trouxe sua opinião sobre o tema que gerou discussão na igreja católica e que repercute eu todo mundo

Por Mathias Diniz com supervisão de Priscila Tavares

10/11/2025 às 18h49

O teólogo Renato Abrantes abordou, em sua coluna semanal “Direto ao Ponto” desta segunda-feira (10), a recente discussão na Igreja Católica Apostólica Romana sobre a possibilidade de um novo dogma mariano, que elevaria Maria a “corredentora do mundo”.

Abrantes destacou a importância dos dogmas para a construção da identidade da Igreja:

“Quando a igreja proclama um dogma, um dogma de fé, ela não cria uma verdade nova. O dogma não é uma invenção, não é fruto de uma opinião pessoal de um Papa. Um dogma ele é a formulação solene definitiva de uma verdade que a igreja sempre acreditou, que sempre fez parte da fé crista desde os tempos dos apóstolos”, disse.

Acerca do tema debatido há décadas por teólogos da Igreja Católica, Renato Abrantes questionou a proposta de Maria ser corredentora com Cristo. Para fundamentar sua análise, o teólogo utilizou a nota doutrinal Mater Populi Fidelis (Mãe do povo fiel).

Abrantes ressaltou a advertência de grandes teólogos da Igreja, citando como exemplo o Papa Emérito Bento XVI, que afirmava que o título de “corredentora” era confuso, equivocado e teologicamente inadequado. Segundo a crítica, o termo sugere uma duplicação da mediação redentora de Cristo, o que é incompatível com a fé cristã.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: